top of page

Com mais de dez territórios presentes MIQCB regional Piauí realizou Seminário sobre a defesa dos babaçuais




Com o tema: Nos babaçuais há vidas, o Movimento de Quebradeiras de Coco Babaçu, regional Piauí, realizou na manhã deste sábado (24), um Seminário que contou com a participação de mais de dez territórios, envolvendo quatro cidades, Esperantina, São João do Arraial, Morro do Chapéu e Campo Largo, e discutiu a importância da defesa dos babaçuais.


Para Marinalda Rodrigues, coordenadora executiva do MIQCB regional Piauí, a importância da mobilização para o Seminário, se deu pelo compromisso com a pauta da defesa dos territórios e o desmatamento acelerado que vem ocorrendo na região norte do Estado. "O nosso Seminário foi muito produtivo, pois trouxemos onze territórios, que na ocasião puderam trazer suas demandas, fizemos um resgate de como era chamado o território, quem foram os primeiros habitantes, como era a vivência dessas famílias dentro das comunidades e como hoje, com as derrubadas, que estão ocorrendo, estão impactando dentro das comunidades”, disse.  


A agrônoma Janaína Mendes, que apoia o Movimento das Quebradeiras de Coco que  participou das discussões do Seminário, alertou sobre o grande impacto que os agrotóxicos vem trazendo para as comunidades. "Infelizmente os agrotóxicos já é uma realidade para as famílias que residem em território rural no Piauí, esse veneno está presente no plantio e no corpo das pessoas, passando até para o leite materno. Esse momento aqui é de suma importância para que vocês se ouçam e vejam os caminhos possíveis para se prevenirem dessa forma de envenenamento", disse.


A jovem Antônia Almeida, trouxe a perspectiva da participação popular na defesa dos seus territórios. "Atualmente eu componho a coordenação de meio ambiente no território Santa Rosa, e atuamos na defesa dos babaçuais, somos uma equipe que lutamos contra o desmatamento e as queimadas que acontecem em nossos territórios. Hoje me somo a equipe do MIQCB que trouxe essa discussão tão importante para essa comunidade Riacho Santa Maria, para orientar e mobilizar os territórios e comunidades vizinhas que podem sim, lutar contra esse desmatamento que vêm ocorrendo atualmente. O Seminário foi de grande importância, pois, muitas comunidades presentes firmaram apoio, na luta coletiva em defesa dos babaçuais”, disse.


Durante o Seminário houve o Lançamento oficial da Campanha: "Ei, não derrube essas palmeiras, ei não devorem os palmeirais", uma iniciativa do MIQCB regional Piauí, que tem por objetivo principal engajar a população do norte do Estado para defender seus territórios e mobilizar moradores e apoiadores a denunciar todo e qualquer tipo de violação ambiental nos territórios.


Ao final das discussões algumas comunidades demonstraram interesse em trazer a discussão da defesa dos babaçuais para os seus territórios, que logo será agendado com a assessoria do MIQCB regional Piauí. Ao todo estiveram presentes os territórios: Vila Esperança, Santa Rosa, Santa Cruz Cipó, Vila São Pedro, Boi Velho, Vieira, Angelim, Fortaleza, Riacho de Santa Maria/Santa Luzia, Tabocal  e Centro.




42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page