top of page

IFTO faz doação ao MIQCB de gel sanitizante de álcool para prevenção à Covid 19

Publicado originalmente em 19 de junho de 2020


Na quinta-feira (18) o regional Tocantins do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco recebeu do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da Escola Agrotécnica do Campus Araguatins, 60 frascos de 500 ml e dois galões de 5 litros de gel sanitizante de álcool etílico para a prevenção à Covid -19 pelo Instituto. Numa primeira distribuição, foram beneficiadas 30 famílias da comunidade Olho D'agua, no município de São Miguel.


A entrega foi realizada pessoalmente pelo o diretor-geral da unidade Araguatins, Josafá Carvalho Aguiar. "Gostei muito dessa atitude, de procurar a gente para realizar essa doação. Também fomos convidadas a apresentar o trabalho das quebradeiras no Instituto. Ficamos de avaliar uma data", relatou Emília Alves, coordenadora da regional Tocantins.


A partir de um projeto viabilizado por meio de um repasse da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), o Instituto Federal do Tocantins produziu cerca de 20 mil frascos de 500 miligramas e dois mil frascos de 5 litros de gel sanitizante de álcool etílico, que apresenta uma textura intermediária entre o álcool líquido e o álcool em gel tradicional. Cinco unidades do IFTO estão envolvidas, diretamente, nessa ação, são elas: Araguaína, Araguatins, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins.


"Neste momento tão difícil, o IFTO cumpre seu papel social com servidores e estudantes das mais diversas áreas utilizando do conhecimento técnico-científico, para atender demandas urgentes da sociedade", destaca o professor Luís Henrique Bembo, coordenador do projeto.


A produção e a distribuição do produto estão sendo realizadas com atendimento aos procedimentos de notificação aos órgão competentes, de segurança e prevenção nos termos recomendados pela OMS. Os produtos são entregues, gratuitamente, por todas as unidades do IFTO, em articulação com a Pró-reitoria de Extensão (Proex).


O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu agradece a doação, neste momento em que aumenta nossas preocupações do avanço do vírus nos municípios e comunidades em que se encontram nossas quebradeiras de coco babaçu e demais povos e populações tradicionais. O acesso gratuito ao álcool em gel é um facilitador no combate da disseminação do corona vírus.

20 visualizações0 comentário
bottom of page