O Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu é comemorado anualmente em 24 de setembro e, durante todo o mês o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (Miqcb) realizou diversas atividades em comemoração à data. Nesta sexta-feira, 29, foi a vez da Regional Mearim/Cocais celebrar a data com as quebradeiras da Regional. A ação aconteceu na Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu Travessa do Sol, em Codó- MA.
A programação incluiu debates sobre a lei Babaçu Livre; palestra sobre os Direitos das Mulheres, a terra e território e direitos às políticas de comercialização; roda de conversa sobre saúde da mulher; racismo Ambiental, além de momentos de descontração com aeróbica e caribó.
De acordo com Áurea Maria, presidente da Associação das Quebradeiras do Codó Novo e coordenadora de base do MIQCB, momentos como esse são importantes para fortalecer a luta. “nossa luta é principalmente na questão do meio ambiente, contra as derrubadas das matas e das florestas do babaçu, que estão sendo derrubadas pelo latifúndio e pelo agronegócio. Este encontro, que comemora o Dia Estadual das Quebradeiras, é de grande aproveitamento, pois estamos discutindo os problemas que atingem o trabalho das extrativistas e das lavradoras e dos lavradores”, declarou.
Participaram do encontro quebradeiras dos municípios de Codó, Timbiras, Pedreiras, São Luiz Gonzaga.
Para a quebradeira e coordenadora, Maria de Jesus data é um momento de celebração, mas também de reivindicação.
“Ao longo de 32 anos, nós do Movimento já conseguimos várias conquistas, mas é um dia de reivindicar nossos direitos que são muitos direitos negados”, declarou dona Jesus.
O Dia Estadual das Quebradeiras de Coco é celebrado anualmente em 24 de setembro. Porém, o Miqcb, por meio de suas Regionais comemora a data durante todo o mês de setembro.
Comments