top of page

Miqcb da Regional Imperatriz realizou O IX Encontrinho, na comunidade Pifeiros, em Amarante-MA


Neste sábado (10) e domingo (11) foi realizado na comunidade Pifeiros, em Amarante-MA, o IX Encontrinho das quebradeiras de coco babaçu do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) da Regional Imperatriz. O evento reuniu quebradeiras dos municípios de Vila Nova, Cidelândia, Imperatriz e Amarante. Este ano o tema dos Encontrinhos é “Quebradeiras de coco rompendo barreiras”.


Durante os dois dias de evento as mulheres trocaram experiências e debateram temas como racismo ambiental e mudanças climáticas, conjuntura política estadual e nacional, produção agroecológica e a importância dos agroquintais para alimentação saudável das famílias, cooperativismo e inserção dos produtos do babaçu nos mercados institucionais como o PAA, PNAE E PGMBio. Tratou-se ainda sobre a comercialização por meio da Cooperativa do Movimento (CIMQCB), economia solidária, desafios de proteção da biodiversidade, além da inclusão da juventude nas lutas territoriais, babaçu livre e vários outros temas que impactam o modo de vida das comunidades tradicionais.



A quebradeira de coco babaçu e coordenadora Miqcb da Regional Imperatriz, Eunice da Conceição explica que o encontrinho é um espaço para dialogar sobre as políticas em defesa das quebradeiras.


“É com muita alegria que estamos reunidas com nossas companheiras para discutir as questões do meio ambiente, as políticas públicas para nós mulheres quebradeiras, babaçu livre e a importância de se trabalhar a agroecologia. Tratamos também a importância de trabalharmos sempre unidas porque quanto mais nos unimos mais fortes ficamos, para que a gente possa defender de fato e de direito aquilo que é nosso”, declarou Eunice.


“O encontrinho é também um espaço para nós quebradeiras de coco fortalecer nossa identidade, de sentir orgulho de ser trabalhadora rural, quebradeira de coco e defensora do meio ambiente”, concluiu.



Além dos trabalhos em grupos e discursões de temas importantes para as mulheres, um dos objetivos do Encontrinhos é a eleição da nova coordenação regional para os próximos quatro anos. A nova coordenação será empossada em julho de 2023, durante a realização do Encontrão.


As novas coordenadoras eleitas foram: Maria José Silva (executiva), e as coordenadoras de base, Edilâne Silva Dantas, Luzeny dos Santos e Edileuza Oliveira. As duas ultimas foram reeleitas.



Participaram do Encontrinho a coordenadora geral do Miqcb, Maria Alaídes, a coordenação Regional de Imperatriz, Eunice da Conceição (executiva), as coordenadoras de base, Luzeny dos Santos, Edileuza Oliveira e dona Raimundinha. Também prestigiaram o evento as coordenadoras Francisca Pereira e Emília Alves (Regional Tocantins) e Cledeneuza Bezerra (Regional Pará), bem como as assessoras do Movimento, Sandra Regina, Wcelia Carvalho, secretário de Meio Ambiente de Amatante, Paulo sucupira, Secretário de Agricultura de Amarante, Zezinho Baiano.


Programação dos próximos Encontrinhos:


Regional Baixada Maranhense: 15 e 16/12 (quinta e sexta-feira)

Regional Mearim/Cocais- município de Codó: 17 e 18/12 (sábado e domingo)

Regional Piauí: 19 e 20/12 (segunda e terça-feira)




59 visualizações0 comentário
bottom of page