top of page

MIQCB divulga Editais do Fundo Babaçu no IX Encontrão das quebradeiras de coco


Os dois Editais do Fundo Babaçu na ordem de R$ 1.820.000, lançado pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu-MIQCB, foi divulgado no IX Encontrão das Quebradeiras de Coco Babaçu, realizado entre os dias 12 a 14 de julho, em Augustinópolis – TO. Durante o evento foi montado um espaço onde a secretária do Fundo Babaçu, Maria Carolina Sampaio, esclareceu dúvidas sobre os editais para os participantes e organizações que estavam no evento.



Os Editais visam apoiar projetos socioambientais de associações, cooperativas ou fundações que atuam em comunidades agroextrativistas de quebradeiras de coco babaçu, com ações de combate ao desmatamento e preservação dos babaçuais. As inscrições se estendem até o dia 8 de agosto de 2023 e os editais estão disponíveis no site do MIQCB: https://www. miqcb.org/


O edital na ordem de R$ 1,6 mi conta com apoio financeiro do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Durante o IX Encontrão, Cleber zambarda, gestor do Fundo Amazônia e Cláudia Nessi, gerente de projetos do BNDES prestigiaram o evento.


“Participar desse evento é uma alegria, privilégio não só porque o evento é de extrema importância para o MIQCB, mas porque representa o momento de retomada do projeto floresta de babaçu em pé, que conta com o apoio do Fundo Amazônia. Uma iniciativa muito importante, não só para a preservação dos babaçuais e da Amazônia, mas também para o empoderamento de mulheres agroextrativistas que vivem a partir da floresta”, declarou Cleber zambarda.



Cleber relembrou a parceria do Fundo Amazônia com o Miqcb na execução do projeto Floresta de Babaçu em Pé. O projeto tem como objetivo principal apoiar o Fundo Babaçu para seleção e apoio de projetos socioambientais derivados de organizações agroextrativistas nos estados do Maranhão, Tocantins e Pará.


Vale destacar que o Projeto é direcionado para comunidades tradicionais de mulheres quebradeiras de coco babaçu, que historicamente têm na coleta e quebra do babaçu sua fonte de renda e que, desse modo, dependem da Floresta em Pé para preservar modos próprios de criar, de fazer e de viver.





FUNDO BABAÇU - O objetivo do Fundo Babaçu é contribuir para autonomia e qualidade de vida das quebradeiras de coco babaçu e suas comunidades tradicionais, com a conservação da biodiversidade existente nas florestas de babaçu, por meio da ampliação do seu acesso a fontes de recursos e promoção do fortalecimento das organizações de base comunitária a partir do desenvolvimento de capacidades em gestão de projetos socioambientais, nos estados do Pará, Piauí, Tocantins e Maranhão situadas em regiões de babaçuais.




60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page