top of page

Miqcb participa da 1ª Feira Mulher da Agricultura Familiar no Maranhão



Entre os dias 26 a 28 de março, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu-MIQCB participou da 1ª Feira Mulher da Agricultura Familiar no Maranhão. O evento, que ocorreu no São Luís Shopping, foi um verdadeiro palco para as mulheres que se dedicam à produção rural, proporcionando a exposição e comercialização de seus produtos, que vão desde alimentos até artesanatos.


Com o objetivo de promover o protagonismo feminino e fortalecer a comercialização de produtos da agricultura familiar, a Feira destaca o papel essencial das mulheres trabalhadoras rurais.


Participaram das atividades mulheres quebradeiras de coco babaçu, indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, artesãs.


O evento evidenciou o potencial econômico e produtivo das agriculturas familiares no Maranhão. A quebradeira de coco babaçu Franciene Frazão, do município de Lago do Junco falou da importância de participar de espaços como esse. “Aqui a gente troca experiências com outras companheiras e divulga nosso trabalho com o coco babaçu”, declarou.


A assessora de projetos do Miqcb, Sandra Regina Monteiro participou da roda de conversa durante a programação. “Durante a roda de conversa aproveitei para dialogar sobre as ações do MIQCB no enfrentamento à violência contra a mulher, Campanha Tem Floresta em Pé Tem Mulher, as ações do Centro de Formação das Quebradeiras de Coco Babaçu, Produção, comercialização dos produtos do babaçu, políticas de incentivo à comercialização e outros assuntos”, frisou.


O secretário da SAF, Bira do Pindaré, avaliou positivamente o impacto da feira, ressaltando seu papel em reunir e destacar o trabalho das mulheres da agricultura familiar. "A Feira foi um sucesso e conseguiu cumprir sua finalidade, reunindo mulheres empreendedoras de todo o Maranhão para apresentar sua produção por meio de diversas cadeias produtivas. A movimentação do shopping aumentou significativamente, e a arrecadação foi muito boa, demonstrando o potencial dessas empreendedoras", destacou.


A 1ª Feira Mulher da Agricultura Familiar do Maranhão, realizada pelo Governo do Estado em parceria com o São Luís Shopping, cumpriu seu objetivo de promover o protagonismo feminino e fortalecer a comercialização de produtos da agricultura familiar. O evento não só impulsionou a economia local, mas também destacou o papel fundamental das mulheres no desenvolvimento rural sustentável.



14 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page