top of page

MIQCB participa da VII Jornada de Agroecologia da Bahia


A coordenadora do Miqcb da Regional Baixada Maranhense, Maria Raimunda está participando da VII Jornada de Agroecologia da Bahia, realizada entre os dias 30 de janeiro a 03 de fevereiro, no Território Pesqueiro e Quilombola Conceição de Salinas, em Salinas da Margarida – Bahia. O tema do evento deste ano é: “Terra, território e água: fortalecer a (r)existência, construir a soberania popular e defender o modo de vida tradicional e ancestral”.


A Jornada de Agroecologia da Bahia é um encontro bianual, construído pela Teia dos Povos desde 2012, que se constitui como um importante espaço de diálogo, formação, articulação política e troca de experiências entre seus diversos núcleos de base e elos. Constroem e participam da Jornada povos de terreiro, extrativistas, quilombolas, indígenas, assentados, camponeses, além de militantes, mestres e mestras de tradição oral, juventude urbana, educadores e educadoras, estudantes e crianças dos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.



“Este é um momento muito importante para nós que defendemos as lutas sociais. É um espaço de articulação para o enfrentamento dos desafios, ao mesmo tempo que garantimos a continuidade das lutas, a solidariedade mútua para defesa dos territórios, da produção agroecológica, da liberdade, da vida dos povos, de seus lutadores e lutadoras, e da vida da terra parando a grande destruição dos biomas”, destacou dona Maria Raimunda.


Durante a programação os participantes, por meio de palestras e oficina, dialogaram sobre terra, território e água; ancestralidade e diversidade religiosa; patriarcado e machismo; autonomia financeira e comunicação; autonomia, soberania e sementes nativas-crioulas.





19 visualizações0 comentário
bottom of page