top of page

Miqcb participa do III Encontro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, em Brasília


Lideranças de 28 segmentos da sociedade civil de todo país estiveram reunidos nos dias 06 a 09 de junho, em Brasília, para participarem do III Encontro Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais. A coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, da região Bico do Papagaio, do Estado do Tocantins, Ednalva Ribeiro representou o Movimento no evento.


Durante o Encontro, os participantes discutiram a temática: Territórios Vivos, Territorialidade, Tradição e tecnologia e se posicionaram sobre diversas temáticas relacionadas aos territórios dos povos e comunidades tradicionais, das violações dos seus direitos, efetivação dos direitos, bem como, aprovação do Estatuto da Associação Mãe Palmeira e a finalização do Projeto Rede PCT.


“Participar deste encontro, como membro do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) é um momento muito importante porque é um espaço onde trocamos experiências com várias comunidades de diversos estados e, juntos, lutamos pelos mesmos propósitos que é promover o desenvolvimento sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, além de lutar pelo reconhecimento, fortalecimento e garantia dos nossos direitos”, destacou dona Ednalva.


O Encontro foi realizado pelo Ministério Público Federal e pelo Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), em parceria com a GIZ Cooperação Alemã, Territórios Vivos, Rede PCTs.




Vale destacar que, a Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) tem como missão pactuar a atuação conjunta de representantes da Administração Pública direta e membros do setor não governamental pelo fortalecimento social, econômico, cultural e ambiental dos povos e comunidades tradicionais.


Entre suas principais atribuições estão coordenar e acompanhar a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. A CNPCT também propõe princípios e diretrizes para políticas relevantes ao desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais no âmbito do Governo Federal.

63 visualizações0 comentário
bottom of page