Nesta sexta-feira (28/10), o Miqcb da Regional Baixada Maranhense reuniu-se com cerca de 80 quebradeiras de coco babaçu do território quilombola Tramaúba, localizado no município de Cajari-MA para tratar sobre a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).
A política é executada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e tem como principal objetivo a garantia de renda ao agricultor familiar extrativista mediante a concessão de subsídio para vendas abaixo do preço mínimo. Ou seja, Toda vez que o extrativista vender seu produto por um preço abaixo do preço mínimo, a Conab paga essa diferença. São contemplados pela PGPM-Bio mais de 15 produtos extrativistas que ajudam a conservar nosso meio ambiente.
Durante a reunião as quebradeiras e comerciantes assinaram documentação para ser encaminhada à CONAB. Além disso, foi realizado o cadastro de DAP’s - Declaração de Aptidão ao Pronaf- das mulheres.
Participaram da ação a coordenadora executiva do Miqcb Regional Baixada Maranhense, Maria Antônia e as coordenadoras Vitória e Maria Raimunda.
Para saber mais sobre a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), acesse:
Comments