Miqcb Regional Tocantins ministra palestra em evento Projeto Interdisciplinar Ação Cidadã

Atualizado: 2 de nov.


Nesta última quinta-feira (27/10), a coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, da região Bico do Papagaio, do Estado do Tocantins, Ednalva Ribeiro participou como palestrante do evento Projeto Interdisciplinar Ação Cidadã. A atividade foi realizada no Colégio Estadual Marechal Ribas Junior, em Sítio Novo do Tocantins. A ação é uma realização do Governo do Estado e reuniu mais de 200 estudantes de três escolas do município.


O evento teve como objetivo principal proporcionar aos educandos a compreensão e prática concreta de ações que configurem a cidadania ativa, por meio de ação interdisciplinar, a fim de que os mesmos tomem decisões conscientes, colaborativas e responsáveis.



Dona Ednalva Ribeiro apresentou o Miqcb para os estudantes. Disse que o Movimento está presente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins e é uma organização que representa os interesses sociais, ambientais, políticos e econômicos de milhares de mulheres quebradeiras de coco babaçu.


“Dialogar com os jovens que serão o futuro deste país foi um momento muito importante. Tivemos a oportunidade de dialogar sobre a preservação do meio ambiente, da importância de mantermos as palmeiras em pé, sobre a luta pela implementação da Lei do Babaçu Livre, agroecologia, segurança alimentar, conflitos no campo e diversos temas que impactam diretamente nossa sobrevivência. Com certeza, esse momento foi fundamental para que a juventude se torne cidadãos e cidadãs ainda mais conscientes”, destacou dona Ednalva.



Além do MIQCB participaram do evento: ADESAMBIPA – Associação Desportiva, Cultural e Ambiental Amigos do Bico do Papagaio; APATO – Alternativa para Pequena Agricultura no Tocantins/GT ComunicAÇÃO; Câmara Municipal de Vereadores de Sítio Novo do Tocantins; Colégio Estadual Manoel Estevão e Escola Estadual Raimundo Nonato Leite.



88 visualizações0 comentário