top of page

Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu da Regional Piauí realizaram ação para o Dia Internacional da Mulher


Com o tema: Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu na luta contra a violência e em defesa dos seus modos de vida, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu da Regional Piauí realizou na manhã de quarta-feira (06/03), a ação do mês da mulher. O evento ocorreu no Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Leonardo das Dores em Esperantina e contou com a presença de 120 mulheres da região. A ação foi liderada pelas coordenadoras regionais Marinalda Rodrigues, Klesia Lima, Maria de Jesus e Maria Alanna.

Durante o evento a delegada da Polícia Civil, Polyana Oliveira, falou sobre a importância da denúncia em caso de violência contra a mulher e como a polícia deve desempenhar seu papel de agente da Lei nesses casos. “É importante reforçarmos as Leis que existem para a defesa das mulheres em caso de violência doméstica, como a Lei Maria da Penha, esses dispositivos legais protegem as mulheres em casos de violência”, disse.  A delegada também se colocou à disposição das mulheres acessarem a delegacia em toda situação que as ameacem.


Já a professora Carmem Lúcia, da Universidade Federal do Piauí, ressaltou a necessidade das mulheres se articularem em rede para preservar suas identidades de quebradeiras de coco babaçu, além de garantir as suas atividades rurais em seus espaços de atuação, como na comunidade onde vivem. “As quebradeiras de coco babaçu são as verdadeiras guardiãs dos babaçuais, elas são a garantia da preservação da natureza, de matéria prima, o coco babaçu”, ressaltou.


Para a coordenadora Marinalda Rodrigues, o evento reforça a necessidade das mulheres estarem juntas na defesa dos seus direitos. “Nós no Miqcb da Regional Piauí temos a grande satisfação de realizarmos essa ação. Em cada atividade coletiva que realizamos sentimos a força do movimento das quebradeiras de coco babaçu e estamos satisfeitas com a repercussão positiva dessa atividade”, afirmou. 


A ação contou com a presença de mulheres dos municípios de Luzilândia, Joca Marques, Esperantina, São João do Arraial, Campo Largo, Barras, entre outros.

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page