top of page

No mês de março, Miqcb se mobiliza em torno dos direitos e combate à violência contra a mulher



No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar o mês, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu-MIQCB realizará diversas atividades em torno dos temas: Combate à violência contra a mulher, saúde da mulher e Lei Babaçu Livre, nas seis Regionais do Movimento, localizada nos estados do Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí.


A Regional Piauí iniciou as comemorações nesta segunda-feira, 06, com a realização da I Feira Feminista da Soberania Alimentar e Economia Solidária, com a inauguração da Casa dos Movimento Sociais, além de apresentações culturais, com destaque para a apresentação das Encantadeiras (grupo de mulheres quebradeiras de coco babaçu). Nos dias 6 e 7 as atividades serão realizadas na Casa dos Movimentos Sociais, localizado na Rua 19 de novembro, no bairro Primavera, em Tresina-PI. No último dia, 08, haverá uma marcha em direção ao Palácio de Karnark, para audiência com o governador Rafael Fonteles.




A Regional Mearim/Cocais-MA também realizará suas atividades no dia 8 de março com a realização da 6ª blitz da mulher de Codó e região. Na Ocasião, as quebradeiras de coco babaçu e parceiros realizarão uma caminhada saindo da praça São Sebastião até a praça da Prefeitura, para reivindicar o Combate à violência contra a mulher e a aprovação da Lei Babaçu Livre no município. Em seguida, haverá roda de conversa sobre temáticas que inclui os direitos das mulheres, na Associação das Quebradeiras de copo babaçu Travessa do Sol.


Na quinta-feira (09) será a vez da Regional Pará. As quebradeiras farão uma caminhada saindo da Lagoa em direção à Câmara do município de Itupiranga-PA.


A Regional da Baixada vai tratar sobre a Lei Babaçu Livre, violência contra a mulher e outras temáticas relacionadas aos direitos das mulheres. As atividades serão realizadas no dia 17 (sexta-feira), no quilombo Poção Grande, município de Viana-MA.


Saúde da mulher será o tema das atividades executadas pela Regional Tocantins, no dia 18 (sábado), na comunidade Pequizeiro, município de Axixá do Tocantins.


A Regional Imperatriz realizará palestra sobre a temática violência de gênero, ministrada pela Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz. As atividades acontecerão no dia 25 (sábado), na comunidade Curvelândia, município de Vila Nova dos Martírios.




46 visualizações0 comentário
bottom of page