top of page

Quebradeiras de coco babaçu entregam cerca de 2 toneladas de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA

Quebradeiras de coco babaçu de seis territórios da região dos cocais, que fazem parte da Associação das Mulheres Trabalhadoras do Coco Babaçu - AMTCOB, realizaram mais uma rodada de entrega de produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos- PAA, do Governo Federal. As entregas ocorreram entre os dias 16 a 18 de abril para Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que receberam azeite de coco babaçu, bolos, biscoitos e mesocarpo, tudo fresquinho e produzido pelas quebradeiras do Piauí. A ação contou com o apoio da Cooperativa Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB) filial Piauí.


No total, nos três dias de entregas, cerca de 2 toneladas de produtos foram entregues, sendo 980 Litros de azeite, 280 quilos de Mesocarpo, 550 quilos de bolos de goma e milho, além de raiz de mandioca (40kg), acerola (20kg), limão (19kg) e doce de mamão (30kg).

De acordo com a presidenta da AMTCOB que também preside a Cooperativa Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB), Helena Gomes, essas entregas seguem o rito mensal de produtos feitos pelas cooperativadas das unidades produtivas adjacentes da cidade de Esperantina. “Essas entregas fazem parte de uma produção coletiva das quebradeiras de coco babaçu da região para entregarmos sempre produtos de qualidade e da agricultura familiar, para nós é sempre uma grande satisfação fazer parte desse Programa’, disse.


A nutricionista do CRAS do município de São João do Arraial, Sueli Sampaio, receber os produtos das quebradeiras de coco babaçu é a certeza de que são produtos de boa qualidade. “Esses produtos são feitos com matérias primas orgânicas, cultivados nos quintais, nas roças, dessas famílias e que são muitos nutritivos, com uma boa procedência, além do estímulo a agricultura familiar, disse.


Para a dona Domingas Fátima Freitas poder contribuir com o PAA é um grande passo para as quebradeiras de coco babaçu no Piauí. É uma honra poder contribuir com o PAA, fui uma das fundadoras do MIQCB no Piauí e me orgulha muito saber que hoje estamos integrando um projeto tão importante, que ajuda tantas famílias, além de nós mesmas. Espero poder continuar ajudando a produzir por muitos mais anos”, disse.

 

SAIBA MAIS SOBRE O PAA:


O PAA beneficia os agricultores familiares para terem um instrumento de apoio à comercialização de seus produtos, sustentação de preços e agregação de valor. O Programa possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.


O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.




11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page