top of page

Quebradeiras de coco realizam degustação de produtos do babaçu em escola, em Viana-MA


Bolos, biscoitos, mingau são alguns produtos provenientes do coco babaçu que alunos do 6º ao 9º ano da Unidade Escola Nossa Senhora da Conceição, no município de Viana-MA, degustaram, na manhã desta terça-feira (26). A ação foi promovida pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu-MIQCB da Regional da Baixada Maranhense e teve como objetivo apresentar a qualidade dos produtos das quebradeiras e sensibilizar a gestão municipal para inserção dos produtos na alimentação escolar.


“Nossos produtos são de altíssima qualidade. Nosso objetivo aqui com esta ação é sensibilizar a gestão municipal para inserir os alimentos do babaçu no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ”, pontuou Maria Natividade, coordenadora de base do MIQCB.



Além da degustação, as quebradeiras de coco apresentaram os produtos provenientes do coco babaçu como o azeite, óleo, mesocarpo (uma farinha nutritiva) e diversos outros produtos. Houve ainda debates sobre as lutas das quebradeiras pela preservação dos babaçuais e do meio ambiente como um todo. Essas atividades fizeram parte da programação de comemoração do Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, celebrado no ultimo domingo, 24.


Os alunos fizeram perguntas e se deliciaram com os biscoitos e mingau de mesocarpo. Tudo feito do babaçu.


Brenda Pereira, de 12 anos, aprovou os produtos. “O mingau e o biscoitos são deliciosos. O biscoito é crocante e muito bom”, declarou.


O Diretor da escola, Antônio José, denominou a atividade realizada na escola como um momento de aprendizado. “Com esta atividade os alunos aprendem a explorar e a valorizar essas mulheres guerreiras”, conclui.


O Nutricionista José Antônio Pinheiro disse que os produtos das quebradeiras sãos de qualidade, com nutrientes específicos que vão contribuir com o crescimento dos alunos.


Confira vídeo da atividade:




Na quinta-feira, 28, a programação do mês das quebradeiras continuou na Regional Baixada Maranhense. Cerca de 40 quebradeiras de coco dos grupos produtivos do quilombo Camaputiua (Cajari), da Aldeia Nova Villa de Taquaritiua (Viana) e quilombo São Caetano (Matinha), reuniram -se para dialogar sobre os mercados institucionais, o fortalecimento da cooperativa das quebradeiras (CIMQCB) e o acesso aos territórios, pois sem garantia da terra não há produção. O Encontro aconteceu no Território SesMaria/Quilombo São Caetano - Matinha.

52 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page