Buscar
  • Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu

Regional Piauí inaugura unidades produtivas da CIMQCB

Semana passada foi comemorado o Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, data celebrada no Piauí e no Maranhão. Durante a semana, a regional Piauí, a Coordenação do Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu e a Cooperativa das Quebradeiras de Coco realizaram a inauguração de reformas e novas unidades produtivas de babaçu, bem como prepararam uma feira com produtos agroecológicos. Os projetos das unidades produtivas é uma ação da CIMQCB e Fundo Babaçu, com apoio da Fundação Ford.


Na segunda-feira (21), foi realizada a inauguração da unidade produtiva de mesocarpo de babaçu com grupo de mulheres extrativistas na comunidade de Olho D'água, município de Luzilândia-PI. As mulheres preparam um delicioso café da manhã com bolos de goma de mandioca e de milho, pudim de mesocarpo de babaçu, ovos de galinha caipira, suco natural de maracujá, tudo preparado pelas mãos das quebradeiras.


Já na terça-feira (22) foi realizada a inauguração da reforma das unidades produtivas de azeite de babaçu, na comunidade de Boi Velho, e da unidade produtiva de bolos, em Tapuio, ambas no município de Esperantina-PI.




Na manhã do dia 24 (quinta-feira), no município de Esperantina (PI), foi realizada uma feira agroecológica das Quebradeiras de Coco Babaçu, com a venda de azeites, bolos, farinhas, mesocarpo, bananas, laranjas e demais frutos vindos de cultivos das mulheres. Para a ação, pensando no cuidado de todos, o MIQCB preparou medidas de proteção contra o Covid-19, disponibilizando álcool em gel e realizando medição de temperatura em todos que marcaram presença na feira.

São as mulheres quebradeiras de coco babaçu que, apesar de todos os desafios dos últimos meses, estão mostrando o resultado de seu trabalho e do seu dia a dia de luta, colocando produtos sem agrotóxico em nossas mesas.



E por fim, um pouco da homenagem feita pelas quebradeiras do grupo produtivo da comunidade de Boi Velho, em Esperantina (PI), e da comunidade Jatobá, no município de Joca Marques (PI):




10 visualizações

MIQCB - Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09 - Bairro Jardim Eldorado

São Luís/MA - CEP 65067-272

(98) 3268-3357 | 3221-4163

  Intranet

©2020 by Cajuí Comunicação Digital