Sistemas de Vínculos Solidários: ActionAid reúne com lideranças do MIQCB

Atualizado: 22 de nov.


Entre os dias 24 a 26 de agosto, as representantes da ActionAid no Brasil, Jéssica Siveiro e Beatriz Guarany, juntamente com a coordenadora de projetos Miqcb, Sandra Regina Monteiro estiveram nas Regionais da Associação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), dos estados do Pará, Tocantins e na sede em São Luís – MA, para reunir com lideranças, conhecer as crianças/adolescentes e seus familiares atendidas pelo projeto de Sistema de Vínculo Solidário (SVS).


O Projeto é apoiado pela ActionAid e executado por Miqcb tem como um dos objetivos principais promover projetos e ações de resposta às crises humanitárias, com destaque para resposta humanitária liderada por mulheres e jovens e combate à fome.



As atividades iniciaram no dia 24, na comunidade Santo Antonino, localizada no município de Itupiranga, no estado do Pará. Na comunidade são atendidas 26 crianças, entre 3 a 17 anos, filhas e filhos de quebradeiras de coco babaçu. Ao todo, só no estado do Pará são beneficiadas cerca de 300 crianças e adolescentes com o projeto SVS.


A coordenadora do grupo de quebradeiras de coco da comunidade Santo Antoninho, Cícera da Silva, destacou a importância do trabalho de Vínculos executado por Miqcb na comunidade. “As atividades do projeto SVS são executados em parceria com a Escola da comunidade. São atividades pedagógicas, recreativas, de conscientização e valorização do meio ambiente e seus recursos naturais. Essas atividades são importantes para o desenvolvimento das nossas crianças que, em sua maioria, são filhos e filhas de mulheres quebradeiras de coco babaçu”, declarou.



No dia 25, a ActionAid e a coordenação do Miqcb da Regional Pará reuniram para dialogar sobre a execução, dificuldades, desafios e resultados do projeto nas comunidades no Estado. Participaram da reunião a coordenadora executiva do Miqcb Regional Pará, Cledeneuza Bezerra, as coordenadoras Jucilene Rodrigues, Maria do Carmo, Maria Ivoneide, Roselice da Silva, bem como a assessora regional Clenilde Bezerra, Sandra Regina e as representantes da ActionAid.


Na manhã do dia 26 as representantes foram na Comunidade de Folha Seca, no município Sítio Novo do Tocantins, no estado do Tocantins para dialogar com as lideranças, crianças/adolescentes e familiares beneficiados pelo projeto SVS. Na comunidade são beneficiadas 19 crianças. Ao todo, só no Tocantins, são contempladas com o projeto mais de 500 crianças. Após a visita, a coordenadora executiva do Miqcb Regional Tocantins - Emília Alves e as coordenadoras Francisca Pereira, Maria Helena Gomes reuniram-se para avaliar o trabalho de SVS nas comunidades, desafios, perspectivas.



Dia 29 de agosto 2022, foi a vez de encontrar com as 24 Coordenadoras e toda equipe MIQCB, na Reunião da Coordenação Geral MIQCB, em São Luís – MA; Jessica Siveiro – Especialista em Justiça Climática, da ActionAid, enfatizou a importância da parceria com MIQCB, que vem desde 2005, e destacou a importância do trabalho de campo, de conhecer as famílias beneficiadas com projetos que visam a justiça social.



“Para gente é muito importante vir em campo para conhecer as comunidades, conhecer as quebradeiras, suas crianças e seus modos de vida porque dá materialidade para nosso trabalho. Às vezes, com a distância, a gente não tem noção da importância que é ouvir mulheres fortalecidas, mulheres organizadas como as quebradeiras de coco que tem como principal renda familiar os produtos extraídos do babaçu. Além disso, são mulheres que trabalham de forma coletiva e que cuidam da floresta. Elas estão reconstruindo territórios sustentáveis com base na agroecologia. Tudo isso, torna nosso trabalho real e dá sentido para o que a gente faz e nos aproxima das pessoas”, declarou.



ActionAid durante a Pandemia da Covid 19, apoiou diretamente Projeto Emergencial, para MIQCB, tendo possibilitado adquirir mais de 1000 CBAs – Cestas Básicas de Alimentos, tendo sido beneficiários/as diretos as famílias que tem crianças e adolescentes vinculados; caixas d´agua para armazenamento de água potável, também foi possível adquirir mais de 1.000 kits de Higiene para prevenir o contágio do vírus contendo: álcool gel, mascaras, sabonete, entre outros. Mesmo quando os trabalhos presenciais estiveram suspensos, MIQCB fez reuniões online, assumiu o compromisso de ir até as famílias prestar solidariedade e levar alimentos nas diversas comunidades rurais.



23 visualizações0 comentário