MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Regional MIQCB-PI reúne-se em Comunidade Quilombola do Olho D'Água dos Pretos

20-Apr-2017

A Regional MIQCB - Piauí participou de uma reunião na última terça-feira (18/04) na Comunidade Quilombola Olho d’Agua dos Negros, em Esperantina – PI.

Durante a reunião, que recebeu mais de 60 mulheres quebradeiras de coco, de 13 Comunidades da região de Esperantina, São João do Arraial, Luzilândia, Barras, Joca Marques e Campo Largo. Durante  o encontro, foram relatadas várias ameaças sofridas pelas mulheres que coletam o coco babaçu na região. Muitos são os obstáculos que impedem o acesso aos babaçuais: as mulheres no estado do Piauí  enfrentam ameaças dos proprietários  das terras onde se localizam os babaçuais. São ameaças de morte, queimadas e envenenamento das palmeiras e coco preso. 

De acordo com a assessora técnica do escritório central do MIQCB, "Os dados são assustadores. Ouvimos as mulheres ameaçadas na região do Piauí, temos em média 7.000 mil mulheres ameaçadas,  pelo simples fato de estarem lutando e querendo o que são delas de direito."

A região de Esperantina, rica em cocais, tem seu produto natural coletado pelas quebradeiras de coco há mais de 300 anos, atividade que perpassa as gerações.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload