MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

VII Fórum Social Panamazônico

13-May-2017

 

Foi encerrado no dia 1 de maio, o VIII Fórum Social Panamazônico - FOSPA. O evento, realizado na cidade de Tarapoto, região amazônica de San Martín, no Peru, tem como principal objetivo dialogar sobre a diversidade de relações existentes dentro da região coberta pela Amazônia, o que inclui a biodiversidade, culturas ali presentes e as relações humanas desenvolvidas nas comunidades tradicionais que compõem a região.

A programação contou com visitas a regiões onde são aplicadas experiências de boa convivência entre o homem e a natureza, reuniões setoriais com grupos organizados, assembleia plenária, seminários, mesas redondas e atividades culturais.

O MIQCB participou das atividades representadas pela Coordenadora da Regional Baixada, Rosenilde Gregória dos Santos. Rosa, como é mais conhecida, integrou o  Espaços de diálogo e Debates para mulheres panamazônicas, extrativista e juventude. O espaço esteve dedicado durante todo o evento para a escuta dos principais problemas enfrentados pelas mulheres em suas regiões de origem. Violências, impedimento de acesso a coleta de frutos, ameaças às mulheres extrativistas. Rosa afirma que a barreira do idioma não foi obstáculo para sua participação no Fórum. “Percebi que as mulheres de outros países e os indígenas se manifestaram trazendo a discussão da violência das mulheres no território e aí eu acho que provoquei bastante a discussão. Foi bom que as outras também se encontraram nesta conversa, pois trata de um problema que acontece aqui no Maranhão e em outros lugares da Amazônia.”

Um dos encaminhamentos do FOSPA para 2017 é a realização de um encontrão a ser realizado no segundo semestre. Trata-se uma de uma campanha para chamar à reflexão sobre os direitos das mulheres constantemente negligenciados. “Vamos pensar na campanha diferente do dia 8 de março, que já existe. Queremos algo que impacte e alcance todas as mulheres que trabalham em várias funções, em diversos lugares do país.”

O FOSPA é  um dos espaços temáticos de discussão do Fórum Social Mundial.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload