MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Oficinas de Capacitação em Comunicação MIQCB

23-May-2017

 O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - MIQCB em parceria com a União Europeia ofereceram oficinas de capacitação em comunicação popular destinadas às jovens quebradeiras de coco babaçu durante o mês de maio. As capacitações visam fortalecer e mobilizar as jovens quebradeiras de coco em ações de comunicação para denunciarem as violações de seus direitos em seus territórios.

Nos dias 13 e 14 de maio, as Regionais Mearim-Cocais, Baixada e Piauí receberam o primeiro módulo da capacitação. Na ocasião, cerca de 40 jovens das regionais participaram das atividades. A programação incluiu teorias e práticas sobre a produção de programas para rádio comunitária, produção de vídeo em mídia móvel e redes sociais. Jovens das comunidades de Boa Esperança da Orcaisa, Barro Vermelho, Santo Antônio da City, Salobro da City, Pitoró dos Pretos, Pedreiras, Monte Alegre do Maranhão, Quilombo Camaputiua, Quilombo São Caetano, Taquaritiua e Barreiro, participaram das ações. As atividades incluíram ainda apresentações culturais. À noite, um grupo de dança afro composto por adolescentes quilombolas, apresentou algumas coreografias que contam um pouco da história de resistência dos movimentos quilombolas no Piauí. A noite cultural contou ainda com a presença de Assunção Aguiar, militante do Movimento Negro de Teresina do grupo Coisa de Negro. Assunção conversou com os jovens em oficina e elogiou as ações desenvolvidas pelo MIQCB para a capacitação dos jovens em comunicação popular. “Eu penso que esse espaço que o MIQCB está trabalhando exatamente para formar as pessoas e também informar as pessoas sobre a importância desses espaços, mas como usar bem e melhor em benefício de uma comunicação produtiva, uma comunicação que possa ser solidária é muito importante. A juventude precisa disso, a juventude hoje, assim como usa a internet e as redes sociais para fazer boas amizades também é um meio que tem dado a oportunidade para vários tipos de situação ruins. Ou seja, a comunicação mal feita ela gera morte. A juventude  quebradeira de coco, a juventude dos assentamentos precisa se comunicar, precisa saber dizer o que está se passando em suas comunidades. Ações assim só contribuem para o dia-a-dia dos nossos jovens”.

 

As Regionais Pará, Tocantins e Imperatriz foram reunidas nos dias 20 e 21 de maio na cidade de São Domingos do Araguaia – PA. Os 41 jovens participantes das Comunidades de Juverlândia, Folha Seca, Jabotal, Sumaúma, São Pedro, Centro dos Pifeiros, Centro do Abraão,Paraíso, Cuverlândia, São Domingos e Sete Barracas trabalharam a produção de conteúdos para rádio comunitária e produção de vídeo a partir de mídias móveis.

Para a assessora técnica Elizete Costa, a formação chega em um momento estratégico: “é uma grande oportunidade para os jovens de comunidades rurais, para aumentar seus conhecimentos levando em consideração que a maioria já tem noção sobre o que é comunicação, mas não sabem ao fundo como lidar com tanta informação ou como trabalhar com elas” dentro do movimento.

O segundo módulo da capacitação ocorrerá em julho e ofertará capacitação em ativismo digital.

O material, resultado das oficinas pode ser acessados no link: 

 

https://www.youtube.com/channel/UCOglggGc1GZ267gkWY58YYg

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload