MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Oficina de Capacitação para líderes

10-Jun-2017

SÃO LUÍS – Foi realizada nos dias 6 e 7 de junho, na casa das Irmãs da Misericórdia, a Oficina de Fortalecimento de Lideranças do MIQCB. O evento, realizado em parceria com a Actionaid e União Europeia, recebeu cerca de 40 mulheres entre líderes, assessoras técnicas e coordenadoras do MIQCB.

A oficina que teve como objetivo fortalecer a capacidade de atuação das líderes que compõem o MIQCB, a partir das ações desenvolvidas pelo projeto, foi dividida em oito momentos que privilegiaram discussões sobre o monitoramento dos indicadores do Projeto Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu em defesa do desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais, em execução desde 2016.  Entre os temas discutidos, destacam-se a formação de jovens, a linha de base para o monitoramento e avaliação do Projeto e o aprimoramento dos papeis de cada organização na implementação e gestão do projeto.

Para Avanildo Duque, gestor de programas da Actionaid, a oficina possibilita às lideranças maior conhecimento para a atuação sociopolítica das mulheres líderes: “Nosso objetivo principal é o fortalecimento das quebradeiras para uma incidência política nos espaços e nas políticas que são relacionadas ao fortalecimento da identidade dos povos e comunidades tradicionais. A oficina de fortalecimento de lideranças traz de forma mais participativa possível a apropriação dessas mulheres líderes, coordenadoras, assessoras, das políticas, tanto para atuação no MIQCB, nas regionais, nos estados, nos municípios e nas comunidades, mas também em relação as estâncias que o projeto demanda que são os conselhos, as articulações são os espaços de incidência que o MIQCB participa”.

Para Araci Pontes Oliveira, do Assentamento Santa Luzia, localizado no município de São João do Arraial, acredita na importância desse tipo de formação: É a primeira vez que eu participo de atividades assim. Vou levar um bom aprendizado para minhas companheiras que não puderam estar aqui sobre um conhecimento a mais para nós mulheres dos assentamentos".

As ações de formação durante o Projeto Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu em defesa do desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais preveem ainda para 2017, o módulo 2 da formação de jovens das comunidades tradicionais atendidas pelo MIQCB.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload