MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

MIQCB viabiliza atendimento às quebradeiras de coco por meio da carreta da Mulher em Viana

16-Oct-2017

 

Em reforço às ações do Outubro Rosa, campanha nacional que visa alertar o público feminino sobre os riscos do Câncer de Mama, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, viabilizou o atendimento por meio da Carreta da Mulher, às moradores do município de Viana. A demanda era antiga e foi apresentada pelo Governo do Estado por meio de reunião e do Fórum de enfrento a violência contra a mulher. Foram proporcionados três dias de prestações de serviços na área da saúde, jurídica e social, seguindo a Política de Enfrentamento à violência contra as Mulheres, orientada pelo Plano Nacional.
 

Ao proporcionar e viabilizar o atendimento às mulheres quebradeiras de coco, o MIQCB reafirma também o compromisso com a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, apoiado pela União Europeia. Durante os três dias de atividades da Carreta da Mulher foram realizadas palestras dentro da Carreta que tiram dúvidas e ensinam sobre a Lei Maria da Penha; da ampliação e fortalecimento da rede de serviços para mulheres em situação de violência; da garantia da segurança cidadã e acesso à Justiça; garantia dos direitos sexuais e reprodutivos; enfrentamento da exploração sexual e ao tráfico de mulheres e a garantia da autonomia das mulheres em situação de violência e ampliação de seus direitos. Abordaram também sobre a Lei do Acompanhante; técnicas da Semu abordam temas como gravidez na adolescência; políticas públicas para as mulheres; mulheres nos espaços de poder, em uma abordagem ampla sobre os direitos da mulher.
 

Acesso ao atendimento

Vale ressaltar que na região de Viana, o primeiro semestre foi marcado pela tentativa de massacre ao povo indígena Gamella (com a presença de muitas quebradeiras de coco babaçu na comunidade). Uma situação tensa que inviabilizou o acesso da comunidade a vários serviços de saúde e educação. A situação na região ainda é tensa, pois, o processo de reconhecimento das terras é longo e encontra-se em fase inicial. Ações viabilizadas pelo MIQCB, por meio da Carreta da Mulher, proporciona o acesso à saúde e ameniza a dura realidade vivenciada pelas quebradeiras de coco.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload