MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Quebradeiras de Coco em busca da Gestão por Resultados no Projeto Pindova

20-Oct-2017

 

 

A importância do plano de negócios e a condução colaborativa no fechamento das vendas. Foram alguns dos pontos abordados durante a Oficina de Plano de Negócios organizada pelo Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (AMIQCB). Representantes de todas as filiais do MIQCB no Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins participaram da atividade.
 

O principal objetivo da oficina foi proporcionar informações para que as 06 unidades de beneficiamento e produção, instaladas no MA, PA, PI e TO, estejam aptas a desenvolverem de maneira atualizada o Plano de Negócios. “As unidades tiveram uma melhoria na estrutura de produção por meio do Pindova, fundamental é que por meio de um plano consigam aumentar a produção e viabilizarem, de maneira sustentável, o negócio”, enfatizou.
 

Outros pontos também foram abordados pela instrutora voluntária Luciene Figueiredo. Entre eles: custo do produto associado com a matéria prima, com os itens da manutenção, depreciação de equipamentos, construção, aplicação do preço de venda e a compreensão da viabilidade dessas unidades produtivas.

Para Maria do Rosário Costa Ferreira, da AMIQCB, filial da Baixada e da comunidade de Bom Jesus é preciso “focar no plano de negócios para garantirmos o crescimento da produção e o nosso crescimento pessoal, é preciso gerar resultado”, enfatizou.
 

Outro desafio a ser trabalhado é o envolvimento dos jovens nas seis unidades produtivas estruturadas por meio do projeto Pindova. “Os grupos precisam ser fortalecidos pela presença dos jovens, pois, a melhoria na produção em todos os sentidos, incentiva não somente a viabilidade ambiental social e econômica do projeto, mas também das próprias unidades”, ressaltou Luciene Figueiredo.
 

Para Helena Gomes da Silva, da filial do Piauí, o plano de negócios serve também para avaliação dos resultados, potencializando as oportunidades. “Nas filias é essencial que repassemos o aprendizado para que possamos atualizar nossos planos de negócios e desta forma envolver ainda mais a comunidade jovem”, enfatizou.

 

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), atua no Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, com o apoio da União Europeia. As ações são direcionadas para o fortalecimento da luta pela existência e implementações das políticas públicas que assegurem e resguardem os direitos das comunidades e povos e tradicionais como as quebradeiras de coco babaçu.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload