MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Melhorias na produção da farinha de mesocarpo da Vila Esperança no PI

6-Nov-2017

1/3

Um aumento de 50% na produção do mesocarpo e um maior aproveitamento do coco babaçu são ações alcançadas pelas famílias da Vila Esperança. Desde que o núcleo produtivo da comunidade passou por uma reestruturação, por meio do projeto Pindova, as condições de produção registraram resultados satisfatórios.
 

Rosa Mendes da Silva Rodrigues tirou do babaçu o sustento para a família. Lembra, junto com o marido, das longas noites quebrando na marreta a casca do coco e da época em que vendia o quilo a R$ 0,20 (Vinte Centavos). Hoje os tempos são outros e ela incentiva às filhas a ingressarem na quebra do coco por meio da atuação da cooperativa.
 

“Passamos por capacitação, temos um núcleo de capacitação adequado. O trabalho aparece e do negócio conseguimos sustentar com dignidade as nossas famílias”, enfatizou.
 

A produção envolvendo o coco babaçu aumento de 150 kg de mesocarpo/ mês para 300 kg. Atualmente além da farinha, as mulheres aproveitam a matéria-prima para a produção do azeite e artesanato.
 

 

O Núcleo de Produção, totalmente reestruturado pelo projeto Pindova, beneficia cerca de 50 famílias na Vila Esperança. Com a melhoria no processo de produção e a profissionalização dos envolvidos, o grupo conquistou novos mercados.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload