MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Nota de Repúdio

28-Nov-2017

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco babaçu do Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins (MIQCB) vem a público repudiar todo tipo de violência praticada contra as mulheres e se solidarizar com a família da quebradeira de coco babaçu, Maria Creuza. Ela foi vítima de feminicídio cometido pelo companheiro na tarde da última segunda-feira, dia 27.

É imensurável e inaceitável a violência moral e física em que as mulheres são submetidas. As agressões, cada vez mais em maior número, refletem que a sociedade ainda tem muito a caminhar para garantia plena dos direitos das mulheres. O MIQCB, como movimento articulador e mobilizador, para que as mulheres assumam seus espaços na sociedade, é  atuante, vigilante e cobra das autoridades policiais e judicias plena efetivação da Lei Maria da Penha que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Dentre elas, a deliberação das Medidas Protetivas de Urgência que entre outras coisas, pode obrigar o agressor a se afastar da casa da vítima e o proibir de manter contato com a vítima e seus familiares.

A violência de gênero é marcante nas relações desiguais de poder entre homens e mulheres e relacionam-se intimamente com as opressões de raça, classe social, orientação sexual e outras formas de discriminação e preconceito. Uma cultura que o Movimento tem trabalhado para descontruir, e fortalecer o conceito e a prática da igualdade entre os gêneros. É necessário também que as mulheres rompam com o silêncio que as aprisiona em relações de dominação e violência, mas é igualmente importante o envolvimento da sociedade, dos governos e demais órgãos públicos para a prevenção da violência contra a mulher, contribuindo e efetivando politicas públicas de combate a violência de gênero.

São Luís, 29 de novembro de 2017.

Coordenação Geral MIQCB

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload