MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Juventude das quebradeiras de coco babaçu se reúne no Piauí para fortalecer o Movimento

6-Aug-2018

Jovens lideranças do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins vão se reunir no quilombo Olho D´Água dos Pretos, no município de Esperantina, na região dos Cocais, no Piauí. O objetivo é debater ações que fortalecem o papel da juventude dentro do (MIQCB). A atividade tem o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). 

 

De 08 a 10 de agosto, representantes das seis regionais do MIQCB: Baixada Maranhense, Médio Mearim, Imperatriz (todas no Maranhão), do Piauí, Pará e Tocantins vão trocar ideias e experiências sobre a participação da juventude no Movimento. A programação priorizou o intercâmbio de informações entre jovens, que apesar de estarem geograficamente separados, compartilham das mesmas dificuldades e dúvidas; um dos exemplos o acesso à educação, muitos jovens são obrigados a estudarem nas sedes dos municípios, ficando longe das famílias e vulneráveis à violência dos centros urbanos.

 

Outra dificuldade enfrentada pelos jovens e com relação à falta de um transporte escolar adequado em diversas regiões. Na Baixada Maranhense, por exemplo, os alunos são obrigados a arriscarem a própria vida em pequenas canoas para chegarem até a escola. A Prefeitura Municipal não garante um deslocamento seguro e adequado para os estudantes.   

 

Ao longo de 30 anos de trabalhos, o MIQCB tem priorizado o envolvimento da juventude. Os projetos capacitam os jovens nas mais diversas áreas; liderança e conscientização do modo tradicional de vida das quebradeiras de coco babaçu, profissionalização da cadeia produtiva por meio da reestruturação dos núcleos, oficinas de artesanato, culinária com produtos do babaçu, planejamento de negócios entre outras atividades.

 

O quê: Intercâmbio da Juventude do Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins

Data: 08 a 10 de agosto/2018

Local: quilombo Olho D´Água dos Pretos, Esperantina.  

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload