MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Produtos do babaçu conquistam cada vez mais mercados

9-Aug-2018

Do babaçu tudo se aproveita! São mais de 60 produtos oriundos a partir do fruto. A variedade é grande; farinha de mesocarpo, azeite, sabão de coco, sabonete, artesanatos entre outros. A produção envolve histórias de luta, resistência e amor pelo bem viver das mulheres quebradeiras de coco babaçu. Por meio do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do MA/PA/PI e TO, as empreendedoras conquistas cada vez mais mercados.

 

Atualmente está com produtos expostos no  XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, em conjunto com o XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, realizado  de 07 e 10 de agosto de 2018 em Belém do Pará. Para a coordenadora da Baixada Maranhense, Maria da Gloria Trindade Belfort, a exposição dos produtos é fundamental para a conquista dos mercados. “É mais que a venda é um momento de agregar ainda mais valor a nossa luta, pois, além de informações sobre os produtos, sempre contamos a nossa história”, enfatizou.

 

Paralelamente, produtos também estão sendo expostos de 08 a 10 de agosto, no Intercâmbio da Juventude que acontece no quilombo Olho D´Água dos Pretos, no município de Esperantina, na região dos Cocais, no Piauí. O objetivo é debater ações que fortalecem o papel da juventude dentro do MIQCB. A atividade tem o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). Outra diretriz do Intercâmbio entre os Jovens é trocar de experiências, aprendizados e saberes sobre organização, produção, valores e acesso aos mercados dos produtos do babaçu. Desta forma, preparam também a juventude de maneira empreendedora.

 

Os produtos do babaçu podem ser adquiridos nos escritórios regionais do MIQCB, instalados em seis municípios dos quatro Estados: Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins.

 

Mais informações: (98) 3268-3357 | 3221-4163

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload