MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Quebradeiras de coco babaçu participam de oficinas de culinária e de produção de sabonete com o apoio do Funbio

26-Aug-2018

Uma capacitação em rede foi realizada na última semana nas regionais do MIQCB nos quatro estados de atuação: Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Incentivo à produção de base agroecológica, aumento da consciência ambiental e alimentar, fomento à comercialização dos produtos, gerando emprego e renda para as famílias foram alguns dos resultados alcançados nas oficinas de culinária e produção de sabonete.  

 

Ao capacitar e incentivar o beneficiamento do babaçu e do sistema agroflorestal, preserva-se o modo tradicional das quebradeiras de coco babaçu propiciando o acesso dos produtos nos mercados institucionais: PNAE, PAA e PGPM.  “Aprendemos a olhar os nossos produtos como meios de obtermos ainda mais estrutura para o nosso trabalho. Valorizamos a produção para a comercialização e reinvestimos em nossas plantações” foi a compreensão geral das quebradeiras de coco babaçu ao participarem das oficinas.

 

Entre os objetivos principais do projeto do projeto apoiado pelo Funbio estão:

  • Fortalecer grupos para a prática do beneficiamento do babaçu.

  • Fortalecer as práticas do sistema agroflorestal e o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional;

  • Fortalecer institucionalmente as regionais do MIQCB para aumentar o número de mulheres com produtos da sociobiodiversidade acessando o mercado institucional.

 

 

Por todas essas ações desenvolvidas pelo MIQCB, fundamentadas no conceito de respeito ao modo de vida tradicional, preservação ambiental e extrativismo sustentável do coco babaçu, as quebradeiras têm buscado o bem viver. Elas construíram sua identidade coletiva como mulheres, adultas e jovens, quilombolas, indígenas, agroextrativistas, mães, avós, filhas e companheiras, que por meio do Movimento, vem contribuindo para a consolidação do conceito e garantia dos direitos dos “povos e comunidades tradicionais”.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload