MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Troca de Experiências entre o MIQCB e a Aliança Mesoamericana de Povos e Bosques

2-Sep-2018

A luta pelo acesso livre ao território é universal! Foi uma das conclusões do encontro para troca de saberes e experiências entre o MIQCB e a Aliança Mesoamericana de Povos e Bosques. É preciso que as instituições e os povos e comunidades tradicionais estejam ainda mais unidos para que sigam fortalecidos e juntos encontrem alternativas viáveis para a garantia dos seus direitos pela preservação de sua identidade, modo de vida tradicional e do território onde construíram suas histórias.

 

O grupo com representantes da Costa Rica, Guatemala e El Salvador conheceram experiências em quatro estados brasileiros; Pará, Amazonas, Maranhão e Rio de Janeiro. O objetivo da Aliança Mesoamericana de Povos e Bosques é organizar um Fundo para financiamento de projetos que ajudem a preservar o modo de vida dos povos e comunidades tradicionais da América Latina e do Sul.

 

Em São Luís, onde se reuniram com a coordenação geral e técnica do Movimento conheceram as boas práticas do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu com a gestão do Fundo Babaçu que levou o projeto a alcançar às comunidades de base nos Estados do Maranhão e Pará. O MIQCB é um dos integrantes do Comitê Gestor do Fundo Babaçu.

 

A experiência MIQCB tem se tornado referência para outras organizações e movimentos sociais. Foi assim no início do ano com o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) no Reino Unido. A pesquisadora Walquiria Felizardo, dialogou com integrantes do Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão e Pará para entender a operacionalização do Fundo Babaçu. Com a pesquisa, o IIED que desenvolver uma cartilha que contemple o valor, as barreiras, os desafios e as soluções para o financiamento climático local no Brasil e no mundo.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload