MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Quebradeiras de coco babaçu participam de oficina de comunicação popular

7-Oct-2018

O protagonismo das comunidades ao informarem sobre a situação na qual vivem. Foi o principal objetivo da oficina de comunicação comunitária realizada no quilombo Santa Maria dos Moreiras, em Centro dos Pretinhos, na região do Mearim. A Atividade foi desenvolvida pela equipe de comunicação do Jornal Vias de Fato e da Agência Tambor com o objetivo de colocar em prática o programa de rádio Teia Bem Viver. Outros representantes dos povos e comunidades tradicionais também participaram do momento; indígenas, quilombolas e sertanejos.

 

Um grupo de mulheres quebradeiras de coco babaçu do MIQCB participou da atividade. “Aprender a colocar no papel, os fatos a informação foi importante para despertamos em nós, o quanto à comunicação é estratégica e envolvente”, informou Francisca Pereira. Além do aprendizado sobre as técnicas da produção textual, ao grupo foi repassada a importância da utilização das ferramentas de comunicação.

 

A oficina é resultado do VII Encontrão da Teia, realizada em junho de 2018. Entre os vários eixos debatidos durante o encontro dos Movimentos Sociais estava o de Comunicação. A necessidade de potencializar as bases sobre a produção jornalística e a utilização das ferramentas de comunicação foi evidenciada e a equipe de profissionais em Comunicação que integra a Teia organizou a atividade.

 

 

A capacitação em comunicação popular é uma perspectiva democrática e compreende a participação dos indivíduos não só nos meios de comunicação, mas no próprio processo de produção, planejamento e gestão da comunicação. É um processo através do qual a população adquire maior domínio sobre seu destino.

 

Em umas das matérias produzidas pelo grupo de quebradeiras de coco babaçu estava a realização da 3ª Feira Agroecológica no município de Dom Pedro. Acompanhe a produção textual produzida por elas:

 

“As quebradeiras de coco babaçu do povoado Centro dos Pretinhos e Cajá realizaram a 3 ª Feira agroecológica no dia 27 de setembro de 2018, a partir das 7h, na praça da prefeitura, no município de Dom Pedro.

Essa feira terá o apoio da Comissão Pastoral da Terra e MIQCB. Entre os produtos estarão: o coco babaçu que produz o azeite, o sabão, o mesocarpo e seus derivados. E também farão parte da exposição a produção de hortaliças, produzidas de forma agroecológica pelas quebradeiras de coco babaçu como cheiro verde, vinagreira, macaxeira entre outros.

Todos esses  produtos estarão  expostos  nessa feira e tem como objetivo fortalecer o trabalho das quebradeiras e seus territórios.”

 

Produção Ananda Silvia, Francisca Pereira e Vitória Freire

 

Reportagem: Ananda Silva, de Santa Maria dos Pretinhos, para o jornal da Teia Bem Viver

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload