MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

MIQCB participa do Festival de Mulheres do Mundo

19-Nov-2018

De novembro de 2017 a maio de 2018, acontece o Women of the World (Mulheres no Mundo) Festival, que pela primeira vez ganha edição brasileira. O relato da experiência, luta e resistência das quebradeiras de coco babaçu foi feito durante o primeiro encontro, realizado de 16 a 18 de novembro no Rio de Janeiro. A coordenadora geral do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, Francisca Nascimento, contou um pouco da história dessas mulheres que lutam principalmente pelo acesso livre ao território.

 

Serão 140 encontros, em diferentes formatos para tratar das contribuições e relevância da trajetória e da produção realizada por mulheres em diversos campos do conhecimento, tradicionais ou científicos. “É um momento oportuno de troca de saberes e fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres, independente do campo de atuação”, ressaltou Francisca Nascimento. Cerca de 200 lideranças foram convidados para dialogarem em cinco grupos temáticos, que se encontrarão em bairros do Centro, Flamengo, Santa Cruz e Maré no Rio de Janeiro.

 

As temáticas dos debates estão relacionadas às várias questões da  mulher contemporânea: combate à violência doméstica e familiar; mobilização para causas feministas ou LGBTQ+; justiça;  temas étnico-raciais; saúde; formação de agentes de transformação; combate ao preconceito e discriminação; promoção e fortalecimento dos direitos das mulheres; espaços de acolhimento; intervenções urbanas; promoção de encontros; produção e disseminação de conhecimento; cursos; coletivos femininos; redes de apoio; arte e cultura; educação.


Sobre o Festival:

 

O Festival Mulheres do Mundo é um espaço para que mulheres possam falar livremente sobre todas as questões – inclusive as que, historicamente, tiveram de silenciar. Além disso, o festival tem um compromisso claro: abrir espaço para as vivências das mulheres e meninas nas cidades onde acontecem. Ao planejar o evento, as organizadoras valorizaram temas importantes para as mulheres de diferentes gerações do Rio de Janeiro. Para identificá-los, convidaram mulheres de diferentes regiões, formações, idades e áreas de atuação a opinar sobre que assuntos deveriam ser abordados.

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload