MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

MIQCB participa de avaliação sobre o PNUD

28-Nov-2018

 

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins participou do seminário de avaliação dos dez anos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A atividade foi realizada em Brasília, nos dias 22 e 23 de novembro, e contou com a presença da assessora Sandra e de uma homenagem especial a quebradeira de coco babaçu e líder quilombola, dona Maria de Jesus Bringelo.

 

O PNDU ao longo dos dez anos impulsionou a formulação e implementação de políticas públicas para comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas. Durante a atividade intitulada “Apoio ao Agroextrativismo e aos Povos e Comunidades Tradicionais”, vários depoimentos foram registrados sobre o desempenho do projeto.  “Houve um fortalecimento de várias cadeias produtivas, como o babaçu, proporcionando geração de emprego e renda para centenas de quebradeiras de coco babaçu”, afirmou. Entre outros produtos beneficiados a castanha do Brasil,  o açaí e o pequi, além de promover a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais em todos os biomas brasileiros.

 

 

Os debates foram divididos em dois eixos durante o seminário: políticas de gestão ambiental e territorial e políticas públicas voltadas para a promoção da sociobiodiversidade. O evento apresentou resultados do projeto e identificou agendas para o futuro, tendo em vista a conservação ambiental.

 

 “Chegamos a ter interações em mais de 300 municípios para gerar renda e para assegurar a sustentabilidade, ou seja, para melhorar completamente a vida das pessoas. E isso também tem a ver com os ODS e com não deixar ninguém para trás. Essa iniciativa deixa um marco de políticas públicas que permitem verdadeiramente criar uma mudança e engajar vários setores da sociedade”, afirmou o diretor de país do PNUD, Didier Trebucq.

 

Também estiveram presentes no seminário a secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Juliana Simões, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Lilian Rahal, o coordenador-geral de Agro-biodiversidade da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento, Marco Pavarino, e representantes de comunidades quilombolas, povos indígenas e comunidades extrativistas.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload