MIQCB participa do Simpósio Energia & Comunidades em Manaus

28-Mar-2019

 

Representantes de três regionais do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Maranhão e Tocantins, participam em Manaus do Simpósio Energia & Comunidades. Durante quatro dias,  comunidades indígenas, ribeirinhas e tradicionais, em especial em regiões remotas e não atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), debatem (de 25 a 28/03) sobre caminhos e soluções para inclusão energética das comunidades da Amazônia. Experiências que podem ser compartilhadas para todo o país.

 

Do MIQCB, participam as assessoras técnicas Elizete da Costa Sousa, do Tocantins, Rozalva Gomes, de Imperatriz (MA) e Maria Sales (Médio Mearim/MA). Elas compartilham experiências com uma clientela crescente com o mercado de produtos e serviços voltados para a geração de energia alternativa, solar, eólica e de biomassa de pequena escala, off grid etc, em sistemas isolados e remotos. Também influenciará a revisão das políticas e a definição de prioridades.

 

Na Amazônia, milhares de povoados e comunidades indígenas, ribeirinhas e tradicionais, em especial em regiões remotas e não atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), querem substituir a geração de energia à diesel, que promove grandes emissões de gases de efeito estufa e é cara, causando impacto no orçamento familiar. O governo brasileiro estima que mais de um milhão de pessoas ainda não têm acesso a eletricidade.

 

O mercado é promissor e o contexto convidativo. As novas fontes de financiamento e o aumento da renda nessas localidades criam novas oportunidades para a expansão das energias alternativas e modelos de negócios a elas associadas. Elas fortalecem a autonomia das comunidades, geram renda, favorecem a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload

MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle