MIQCB presente no lançamento da Marcha das"Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência".

31-Mar-2019

 

 

As coordenadoras geral e vice do MIQCB, Maria Alaídes, e Helena Gomes, estiveram presentes no lançamento da Marcha das Margaridas 2019, no auditório da FETAEMA, em São Luís. A meta do Maranhão é fechar cem ônibus para a Marca, que completa 19 anos. A atividade é  coordenada pela CONTAG e suas 27 federações, acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília-DF. Na ocasião, O MIQCB apoio a Marcha e a mobilização das quebradeiras de coco babaçu nos quatro estados de atuação: Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins.  O lançamento aconteceu na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão – FETAEMA. Este ano, em sua 6ª edição, a Marcha vem com o lema "Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência".

 

“Temos que garantir o maior número de mulheres maranhenses neste importante evento nacional. Também foram discutidas formas de fortalecer as políticas públicas específicas para as mulheres do estado, especialmente as agricultoras familiares”, informou a secretária de Mulheres da FETAEMA, Lígia Daiana Alves. Para Maria Alaídes, “o momento é oportuno para a mobilização, troca de vivências e experiências para enfrentar os desafios”, enfatizou. As pautas de luta que estarão em destaque nesta edição são: agroecologia, conservação do meio ambiente e valorização dos modos de vida reproduzidos no campo, na floresta e nas águas. As mulheres ocuparão Brasília para lutar por democracia e soberania popular, com justiça social e em defesa de seus territórios, para construir uma sociedade livre de violência de gênero e racial, por um país sem homofobia e sem intolerância religiosa. 

 

A atividade é uma continuidade do processo de articulação da Marcha das Margaridas no Maranhão. Em 29 de janeiro, houve uma reunião envolvendo a Secretaria de Mulheres da FETAEMA e representações de diversos movimentos sociais e organizações de mulheres para discutir o processo de construção da Marcha das Margaridas, considerada a maior ação de massa da América Latina protagonizada por mulheres.

 

A Marcha das Margaridas é considerada a maior ação da América latina protagonizada por mulheres que são trabalhadoras rurais, evento bienal que toma conta de Brasília.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload

MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle