MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Produtos do babaçu, com história de luta e resistência, presentes no IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

6-Sep-2019

 

“Do babaçu tudo se aproveita” é a fala de dona Maria do Rosário Costa Ferreira, quebradeira de coco babaçu, liderança na Baixada Maranhense e diretora da Cooperativa Interestadual das Mulheres. Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB). De 11 a 14 de setembro, essas mulheres estarão expondo toda a luta e resistência de sua história por meio dos produtos do babaçu IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, em Brasília.

 

Farinha de mesocarpo, azeite, óleo, sabonete e sabão de coco são alguns dos produtos a serem levados para comercialização, além do artesanato. São vários os produtos e subprodutos da palmeira de babaçu, uma das principais fontes de renda para milhares de famílias de comunidades tradicionais no Maranhão, Pará, Piaui e Tocantins.  As quebradeiras de coco babaçu estão organizadas por meio do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, existente há 30 anos.

 

A amêndoa do coco babaçu é o principal produto do qual se extrai o óleo. Porém, outro produto advindo do conhecimento tradicional das mulheres quebradeiras de coco babaçu também é uma importante fonte de renda para as agroextrativistas e conquistou o mercado alimentício e de cosméticos. É a farinha de mesocarpo, comercializada por meios dos programas institucionais de governo e utilizadas na merenda escolar.

Os produtos, como incentivo à cadeia de valor agregado do babaçu, são de base agroecológica, livres de contaminantes intencionais, comercializados de forma justa visando assegurar renda para as quebradeiras de coco agroextrativistas.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload