MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Quebradeiras em comitiva por três países da Europa em busca do fortalecimento desse modo de vida tradicional

8-Oct-2019

Inglaterra, Bélgica e França conheceram um pouco mais do modo de vida das quebradeiras de coco babaçu. De 24 de setembro a 12 de outubro, um grupo de mulheres visitaram instituições financiadoras, universidades e o parlamento europeu apresentando os desafios da cultura da quebra do coco babaçu pelos quatro estados brasileiros: Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins. Além de buscar agentes financiadores estrangeiros  para os projetos do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).

 

A atividade integra o projeto “Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu em Defesa do Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais”, apoiado pela União Europeia em parceria com a agência de combate a pobreza ActionAid. Para a coordenadora geral do MIQCB, Maria Alaídes Alves Sousa, a visita as instituições da sociedade civil e políticas desses países é estratégico para o fortalecimento da luta dos povos e comunidades tradicionais.

 

“A história de cada quebradeira, quilombola, indígena e outros povos tradicionais foi construída pelas mãos calejadas de mulheres e homens fortes. Em especial as quebradeiras,  se antes nossa atividade era desvalorizada, hoje estampamos o orgulho de preservar nosso sustento e tradições, mesmo diante das dificuldades que sempre nos foram impostas. Ser quebradeira é uma escolha feita por cada uma de nós. Uma escolha desafiadora, mas repleta de força e luz e encarada com muita alegria. É importante as pessoas conhecerem essa e apoiarem essa história”, enfatizou.

 

Entre os objetivos da viagem estão:

 

  • Dar visibilidade nacional e internacional às violações de direitos das quebradeiras de coco babaçu;

     

     

 

  • Aproximar e gerar identificação nacional e internacional com as demandas das quebradeiras de coco babaçu por seu desenvolvimento sustentável;

 

  • Engajar a sociedade brasileira e internacional na luta pela defesa dos modos de vida das quebradeiras de coco babaçu.

 

Ao longo das próximas postagens especificaremos as temáticas abordadas em casa país e instituição.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload