MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

MIQCB se solidariza com a comunidade indigena Guajajara

2-Nov-2019

 

 

 

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) se solidariza com a comunidade indígena, especificamente a Guajajara, pelo assassinato do líder indígena Paulo Paulino Guajajara, morto na sexta-feira (01/11) em um confronto com madeireiros na Terra Indígena Arariboia, na região de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão. Ele era integrante de um grupo de agentes florestais indígenas autodenominados “guardiões da floresta”.  Nós, mulheres, quebradeiras de coco babaçu repudiamos qualquer ato de violência. As circunstâncias em que o crime ocorreu ainda são nebulosas, assim como a sociedade em geral, o MIQCB exige neste momento uma rápida e rigorosa apuração do crime pelas autoridades da área de segurança.

 

As quebradeiras de coco babaçu compartilham dos ideais e da luta dos povos e comunidades tradicionais por meio de sua ancestralidade,  de sua força, da reafirmação de nossas identidades.  A intensidade dessa vivência por meio do território, das danças, dos cantos, da espiritualidade, trouxe de volta a certeza do mesmo sentimento, da mesma vida, diversa, mas igual. Não podemos nos calar contra a violência que maltrata, machuca, silencia e mata milhares de pessoas, em especial indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, todos os dias no Brasil e no mundo.

 

Os povos e comunidades tradicionais vivem ameaçados! È importante a articulação em rede, em teia o que nos  possibilita o entendimento e o reforço da irmandade entre os povos e as comunidades em momentos principalmente como esse na perda de um irmão. A certeza de que os indígenas podem conversar com as quebradeiras de coco babaçu e que a nossa espiritualidade nos uni. E esta articulação, esta corrente não pode ser quebrada e deve ser fortalecida dentro dos nossos territórios. O nosso território nos define e nos faz ser vida, sem ele só há morte.

 

Presente Paulo Paulino Guajajara!

nemumagotadesangueamais! 

 

MIQCB 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload