MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle

Encontrinho da Rede Agroecologia do Maranhão (RAMA)

 

No dia 29 de fevereiro foi realizado o Primeiro Encontrinho promovido pelo grupo de trabalho de Juventude da RAMA na Comunidade Quilombola Monte Alegre, município de São Luís Gonzaga, Maranhão. Apesar das dificuldades encontradas, o encontro foi marcado pela resistência da juventude, pelo resgate histórico da comunidade de Monte Alegre, bem como pela preservação da cultura afro-brasileira, presente naquele espaço de luta, resistência e de muitas conquistas.  

 

O encontro, oportunizou aos jovens lutadores, a chance de apresentar o GT de juventude da Rama aos membros participantes do Quilombo, como também criou condições para que a geração mais experiente da comunidade pudesse expressar e fazer um resgate histórico do seu lugar de origem. Durante a realização do resgate histórico, foi possível perceber o quanto um povo que luta para ocupar e demarcar seu território em um país, marcado pela distribuição desigual da terra passa por muita opressão e sofrimento.

 

A presença de Dona Dijé ainda possui muita força no Quilombo Monte Alegre e em todo o Brasil, por seu exemplo de luta e resistência em prol das liberdades, assim como não podemos esquecer uma de suas grandes frases: “ Nós queremos território livre para nascer, germinar, parir e morrer!”. O encontro também contou com a roda de tambor de crioula, reunindo crianças, jovens, adultos e os mais velhos, compartilhando  do mesmo espaço e mostrando que a comunidade apresenta todas as condições para preservação e perpetuação da cultura. 

 

O Encontrinho acabou se tornando um grande encontro, juntando crianças, jovens, adultos e idosos de diferentes realidades; História, cultura, resistência, alegria, entre outros ingredientes, que serviu para apontar caminhos,agregar novos adeptos do movimento, mostrar que mesmo em tempos sombrios é possível avançarmos, resistir e conquistarmos o nosso sonho de viver em um país mais justo, onde todos tenham acesso a uma vida digna.

 

 

 

Texto editado pela Assessoria de Comunicação do MIQCB

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload