MIQCB em lamento e solidariedade ao povo Guajajara

1-Apr-2020

 

 

 

 

Nós, do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) nos solidarizamos com o povo Tentehar/Guajajara, aos amigos e familiares da liderança Zezico Rodrigues Guajajara, encontrado morto ontem (31), em trecho nas proximidades de aldeia Zutiwa, na Terra Indígena Arariboia, município de Arame. Segundo apurado pelo jornalismo da Amazônia Real, Zezico retornava à aldeia, em uma motocicleta quando foi alvejado por um tiro de espingarda. Ainda não há informação sobre o motivo do crime e quem é o assassino.

 

Zezico Guajajara era professor e diretor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuzu, na aldeia Zutiwa, sendo uma forte liderança em atuação na defesa do território tradicional do povo Guajajara, denunciando a presença de invasores, desmatamento e o roubo de madeira. No último dia 29, ele havia sido nomeado coordenador regional da Comissão de Caciques e Lideranças da Terra Indígena Arariboia (COCALITIA).

 

O crime acontece diante os esforços para proteger os povos indígenas da ameaça do coronavírus. Em março, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil reivindicou ao governo federal medidas para garantir o isolamento e a proteção das comunidades indígenas, a retirada de invasores dos territórios, a proteção das terras tradicionais, acampamentos e retomadas indígenas. Assim, em meio a uma pandemia e crise na saúde, o crime escancara mais uma vez a crescente violência contra os povos indígenas e a ausência de medidas de proteção dos territórios e vidas.

 

A morte de Zezico contabiliza como o quinto indígena Guajajara assassinado em apenas quatro meses, entre eles, Paulo Paulino Guajajara, que era integrante do grupo de Guardiões da Floresta, em que atuam no monitoramento e defesa seus territórios contra à presença de invasores.

 

Lamentamos, denunciamos e exigimos da Polícia Federal, e demais autoridades competentes, a investigação e justiça para o povo Guajajara! Não pode mais um crime ficar impune!

 

Pelos defensores do bem viver, pelos guardiões da floresta e da vida!

Zezico presente!

 

Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Outras postagens

MIQCB coordena trabalhos de reconquista do território na Baixada Maran...

MIQCB lança abaixo assinado contra projeto de lei que incentiva a quei...

Comunidades, com o apoio do MIQCB, coordenam trabalhos de reconquista...

Pela vida das quebradeiras de coco - "Quebradeiras de coco babaçu...

1/3
Please reload

MIQCB

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09.
Bairro Jardim Eldorado, São Luís - MA

(98) 3268-3357 | 3221-4163

CEP: 65067-272

Intranet

Siga-nos:
  • Facebook - White Circle