top of page
projetos.jpg

Fundo Babaçu

Luca Zanetti/Action Aid

        O Fundo Babaçu é mais uma conquista das mulheres do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). Nasceu em 2012, da experiência do movimento com o Fundo Rotativo de Microcréditos, gerido e acessado pelas mulheres para o desenvolvimento de pequenos projetos agroextrativistas de geração de renda. 

   Desde sua criação, o Fundo Babaçu lançou quatro editais, capitalizando valores para realização de projetos socioambientais por grupos e organizações comunitárias de quebradeiras de coco babaçu. Hoje, o fundo é gerido de forma participativa pelo Comitê Gestor do Fundo Babaçu, que envolve diversas organizações parceiras do movimento.

 

    Em um cenário de diversos conflitos socioambientais – vivenciados pelas quebradeiras de coco babaçu em suas comunidades para reprodução do seu modo de vida e conservação da floresta – e de uma histórica exclusão de comunidades tradicionais e grupos comunitários no acesso a fontes de recursos voltadas a projetos socioambientais, o Fundo Babaçu tem entre seus objetivos:

- Promover e operacionalizar o acesso a recursos de caráter não reembolsável para ações de agricultura e extrativismo de base agroecológica e econômico-solidária;

 

- Apoiar ações voltadas à  segurança alimentar e nutricional e geração de renda, para a melhoria da qualidade de vida de povos e comunidades tradicionais e outras comunidades que vivem em regime de produção familiar nos babaçuais;

 

- Incentivar a conservação da sociobiodiversidade existente nas florestas de babaçu,  por meio da ampliação do acesso a fontes de recursos e de políticas públicas; 

 

- Apoiar e promover a mobilização comunitária e o fortalecimento organizacional e institucional das organizações de base, visando melhorar sua capacidade de incidência política, bem como o desenvolvimento de capacidades em gestão de projetos socioambientais.

Acesse o Edital e anexos do 4º Edital do Fundo Babaçu

         Edital do 4º Edital do Fundo Babaçu.

         ANEXO A- Formulário de projetos do Fundo Babaçu 

         ANEXO B – Declaração e termo_4° edital Fundo Babaçu

         ANEXO C- Orçamento detalhado formato word_4° edital Fundo Babaçu

         ANEXO D - Orçamento detalhado formato excel_4° edital Fundo Babaçu
 

Acesse o Edital e Regimento Interno do Fundo Babaçu

         Edital do Fundo Babaçu.

         Roteiro de Projetos do Fundo Babaçu.

         Regimento Interno do Fundo Babaçu.

         Edital com Novas Datas para Resultado dos Projetos, Oficinas de Capacitação e Liberação da 1ª parcela.

EDITAIS FUNDO BABAÇU

O Fundo Babaçu está com edital aberto na ordem de R$ 1,6 milhões para apoiar projetos de grupos ou organizações comunitárias atuantes em comunidades agroextrativistas de quebradeiras de coco babaçu. O Edital conta com apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES.

CONFIRA O EDITAL  AQUI

O edital de nº 06 do Fundo , apoiado pelo Fundo Amazônia encerrou suas inscrições no dia 08/08/2023. CONFIRA

COMUNICADO: Fundo Babaçu sobre analise dos Projetos apresentados ao 6° e 7° Edital
 

bottom of page