top of page
IMG_7090_edited.jpg

Sobre Nós

          O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins emerge como uma organização que representa os interesses sociais, políticos e econômicos desse grupo, dando às mulheres a possibilidade de serem vistas e reconhecidas. Isso possibilita a chance de se desenvolverem por meio do conhecimento e da experiência que o trabalho do movimento oferece e de adquirirem visão ampliada de mundo, para além das comunidades de que fazem parte. A luta pelo direito à terra e ao babaçu, é também pela qualidade de vida da mulher no campo.

​​

          O MIQCB tem como missão organizar as quebradeiras de coco babaçu para que conheçam seus direitos, a fim de promover a autonomia política e econômica em defesa das palmeiras de babaçu, dos territórios, do meio ambiente e da luta pela melhoria de suas condições de vida e de suas famílias, com base no bem viver.

          Sua visão de futuro é ser referência, enquanto guardiãs da floresta de babaçu, na valorização dos conhecimentos tradicionais, na luta por direitos de acesso à terra e ao território, ao babaçu livre e à prática da agroecologia. O movimento busca a mobilização e a participação das quebradeiras de coco babaçu, ampliando conquistas a mais de  400 mil quebradeiras, incluindo jovens e outros membros de comunidades agroextrativistas. 

          Entre os objetivos do MIQCB, destacam-se alcançar grandes conquistas na defesa das florestas de babaçu (como a Lei do Babaçu Livre nas três esferas governamentais) e garantir territórios tradicionais por meio de reservas extrativistas, criadas e implementadas, bem como territórios quilombolas demarcados - o que contribuirá para a regularização fundiária da sua área de abrangência.


 

      Em 1991, com a ajuda de organizações não governamentais, as quebradeiras articularam o primeiro Encontro Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, em São Luís (MA), o qual resultou na criação da Articulação das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu. Em 1995, no II Encontro Interestadual, o nome foi mudado para Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). As articulações ao longo de décadas promoveram a autonomia econômica de muitas mulheres, além do aumento do capital social das comunidades e o desenvolvimento de lideranças capazes de articular com órgãos governamentais em prol de direitos.​

 

         As quebradeiras conquistaram avanços por meio de leis municipais e estaduais que promovem o livre acesso aos babaçuais e a proteção contra a derrubada das palmeiras. A ampliação dos conhecimentos tradicionais e de produtos da sociobiodiversidade por meio do acesso a programas de assessoria técnica rural e de compras públicas, que levaram os produtos do babaçu a merendas escolares, hospitais, bancos de alimentos e outras instituições públicas. 

       Com apoio da cooperação internacional, organizações parceiras e outros movimentos e povos e comunidades tradicionais, fortalecemos nossas resistências e ampliamos nossos esforços para garantir qualidade de vida e bem viver para um número maior de pessoas que vivem no meio rural. Incluindo os jovens do campo para que tenham oportunidades de escolhas para o futuro em suas comunidades.

 

           Nossa luta continua porque sabemos que não existimos sem as florestas de babaçu, sem nossa Mãe Palmeira. E se não resistirmos, as florestas também deixarão de existir. Cuidamos da água e dos alimentos em nossas comunidades, e cuidamos da terra para agradecer o que ela nos dá. Por isso, afirmamos: floresta em pé é floresta com mulher!

 

 

 

Mapa Estratégico 2023-2028 do MIQCB:

           Organizar as quebradeiras de coco para conhecer e defender seus direitos, promover sua autonomia política e econômica, lutar por seus territórios e por livre acesso ao babaçu, promovendo melhores condições de vida para essas mulheres e suas famílias.

 

           O Movimento de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu busca ser uma referência, enquanto guardiãs da floresta de babaçu, na luta por direitos de acesso à terra e ao babaçu, na defesa de territórios e na prática da agroecologia. 

  • Compromisso com a missão 

  • Coragem

  • Resistência e persistência

  • Transparência 

  • Honestidade

  • Respeito à diversidade cultural, social, religiosa e política

  • Sensibilidade com as causas sociais 

  • Ética e diálogo

  • Companheirismo 

  • Disponibilidade para o trabalho e aprendizado continuado

QUEM SOMOS

Icone Historia.png

HISTÓRIA

Icone Missão.png

MISSÃO

Icone_Visão.png

VISÃO

Folha_de_babaçu.png

VALORES

bottom of page