Buscar
  • Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu

Mulheres preparam live para o Dia Estadual da Quebradeira de Coco Babaçu



Na quinta-feira (24) desta semana, é comemorado o Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, nos estados do Maranhão e Piauí. Nos anos anteriores, era um momento de marchas, reivindicações, audiências públicas, seminários e debates sobre a luta das quebradeiras. Mas, diante da pandemia, o MIQCB convida a todos para um momento de conversa virtual que reunirá representações das seis regionais, em uma live com o tema “O Protagonismo Feminino e as Políticas de Resistência das Quebradeiras de Coco Babaçu”. Para conduzir o diálogo, teremos como mediadora convidada a Maria Emília, antropóloga e assessora da ONG Fase.


O Dia Estadual das Quebradeiras de Coco foi sancionado pelo Governo do Estado do Maranhão em 2011. Já no Piauí, a data foi instituída em 2015. Um dia de memória e reconhecimento pela histórico de luta das quebradeiras. São mulheres, adultas e jovens, quilombolas, indígenas, agroextrativistas, mães, avós, filhas e companheiras, que estão à frente de ações políticas, pedagógicas e econômicas, na luta por direitos e na defesa das florestas de babaçu, proteção dos territórios tradicionais, do respeito ao modo de vida e a relação dos povos com a biodiversidade.


Na live será debatido o acesso livre ao território e aos babaçuais, a preservação da biodiversidade, bem como o respeito aos modos e saberes tracionais. O bate-papo está marcado para às 16h (horário de Brasília), quinta-feira, com transmissão página do facebook do MIQCB e canal do Youtube.



Segue abaixo o convite feito pelas mulheres:


Outras Iniciativas


A coordenação do Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu e a Cooperativa das Quebradeiras de Coco também preparam uma programação especial para a semana do Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu no Piauí.


Na segunda-feira (21), foi realizada a inauguração da unidade produtiva de mesocarpo de babaçu com grupo de mulheres extrativistas na comunidade de Olho D'água, município de Luzilândia-PI. As mulheres preparam um delicioso café da manhã com bolos de goma de mandioca e de milho, pudim de mesocarpo de babaçu, ovos de galinha caipira, suco natural de maracujá, tudo preparado pelas mãos das quebradeiras.


Já na terça-feira (22) foi realizada a inauguração da reforma das unidades produtivas de azeite de babaçu, na comunidade de Boi Velho, e da unidade produtiva de bolos, em Tapuio, ambas no município de Esperantina-PI.



64 visualizações

MIQCB - Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu

Rua São Raimundo, quadra 42, casa nº 09 - Bairro Jardim Eldorado

São Luís/MA - CEP 65067-272

(98) 3268-3357 | 3221-4163

  Intranet

©2020 by Cajuí Comunicação Digital