top of page

Coordenadoras Executivas do Miqcb reuniram-se para dialogar sobre os projeto para as quebradeiras


Entre os dias 13 e 14 de outubro, as coordenadoras executivas e a coordenação geral do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB, estiveram reunidas na sede do Movimento, localizada no Centro Histórico de São Luís para dialogarem sobre as ações e projetos executados pelo Miqcb que fortalecem as atividades das quebradeiras de coco babaçu e que promovam a autonomia das mulheres.


Participaram da reunião a coordenadora geral, Maria Alaídes, a vice coordenadora e coordenadora executiva da Regional Piauí, Helena Gomes, as coordenadoras executivas do Pará, Cledeneuza Bezerra, do Tocantins, Emília Alves, de Imperatriz-MA, Eunice da Conceição, do Mearim/Cocais-MA, Maria de Fátima e da Baixada Maranhense, Maria Antônia.



Dentre os assuntos discutidos pelas coordenadoras foi o projeto Floresta de Babaçu em Pé, cujo objetivo é promover a defesa do babaçual, por meio da organização da cadeia produtiva do babaçu e da consolidação do Fundo Babaçu. O projeto tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Fundo Amazônia (BNDES-FAM). Além do Floresta de Babaçu em Pé foram dialogados a execução dos projetos FORD BUILD, Fundo Elas, bem como a realização dos encontrinhos, encontão, atividades administrativas e outros assuntos.


A coordenadora geral do Miqcb, Maria Alaídes explicou que reunião como essa faz parte das atividades do Movimento e é de suma importância para o alinhamento e bom funcionamento das ações desenvolvidas pelo Miqcb.



“Este momento é importante porque dialogamos sobre as principais demandas das quebradeiras das seis Regionais onde o Miqcb atua. Dessa forma, juntas, buscamos atingir o objetivo do Movimento que é garantir o direito ao território e o livre acesso aos babaçuais, promovendo a conservação da sociobiodiversidade existente nas florestas de babaçuais e a melhoria da qualidade de vida de todos os povos e comunidades tradicionais”, destacou.


Participaram ainda da reunião a assessoria técnica da sede: Hélia Costa (secretária), Flávia Azeredo (coordenadora de projetos), Sandra Regina (coordenadora de projetos), Renata Cordeiro (assessora jurídica), Marly Farias (coordenadora financeira) e Claudilene Maia (assessora de comunicação).



108 visualizações0 comentário
bottom of page