top of page

Curso de capacitação estimula boas práticas de produção das quebradeiras de coco babaçu no Tocantins


Com o objetivo de capacitar e fortalecer grupos produtivos das quebradeiras de coco babaçu, a Cooperativa Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB) realizou nesta terça-feira, 09, Oficina em boas práticas de manipulação de alimentos e destinação adequada dos resíduos na comunidade Vila Alto Bonito, município de Praia Norte do Tocantins.


A comunidade conta com cerca de 10 mulheres ligadas diretamente ao grupo produtivo com destaque para a produção do azeite de coco babaçu. É um grupo que está iniciando suas atividades de forma coletiva e já recebeu uma forrageira da CIMQCB para auxiliar nas atividades.



A ação faz parte do projeto Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), do Instituto Sociedade, População e Natureza-ISPN e a capacitação foi realizada pelo consultor Juranley Serejo.


Durante a capacitação tratou-se sobre as relações humanas, empreendedorismo social, união do grupo das mulheres, boas práticas de manipulação, higiene pessoal, cuidados com os equipamentos e com o espaço de processamento do azeite, valor social agregado dos produtos, manejos de resíduos, auto gestão e identidade visual das embalagens e outros temas.



“Essa oficina foi realizada em duas etapas: parte teórica e a parte prática, onde foram destacadas as melhorias de qualidade do azeite para o mercado. Foram orientações que incluiu desde a quebra da amêndoa até o produto final, que é o azeite do coco babaçu”, pontuou o consultor, Juranley Serejo.


A quebradeira de coco Maria Araújo, da comunidade Alto Bonito, disse que foi um momento muito bom de troca de experiências. “A gente aprendeu a melhorar a produção, como embalar o azeite e os cuidados de higiene no processamento do coco babaçu. Pra mim foi muito bom a troca de experiência”, declarou.



As quebradeiras de coco babaçu dos estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins contam com o apoio organizacional e social do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu-MIQCB. A coordenadora do Movimento da Regional Tocantins, Ednalva Ribeiro participou da atividade e destacou a importância de momentos como esse de compartilhamento de conhecimento para fortalecer os trabalhos das quebradeiras da região.


Pra mim esse curso foi muito importante porque nós mulheres que trabalha a questão da organização da produção precisamos desse tipo de orientações, de boas práticas, de manejo porque estamos trabalhando com alimento, e alimento precisa de bastante higiene e cuidado”, declarou.



Participaram da capacitação as mulheres quebradeiras de coco babaçu da comunidade Alto Bonito, a coordenadora de base do MIQCB, Francisca Pereira, a diretora da CIMQCB, Osmarina da Silva, a assessora da CIMQCB, Flávia Azeredo e a assessora Regional, Elizete Araújo.



144 visualizações1 comentário
bottom of page