top of page

Miqcb da Regional Tocantins realiza IX Encontrinho das quebradeiras de coco babaçu


Centenas de quebradeiras de coco babaçu do Estado do Tocantins reuniram-se nesta quinta-feira (08) e sexta-feira (09), na comunidade Sete Barracas, município de São Miguel do Tocantins, para participarem do IX Encontrinho das quebradeiras de coco. O evento foi realizado pelo MIQCB- Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu e reuniu quebradeiras dos municípios de Esperantina, Buriti, Araguatins, Carrasco Bonito, Sampaio, Praia Norte, Axixá, Sitio Novo e São Miguel.


Nos dois dias de evento foram discutidos temas: mulheres, jovens, protagonizando a luta por seus modos de vida nos territórios, marcha das margaridas, violência contra mulheres, produção agroecológica, cooperativismo e comercialização por meio de compras públicas (PNAE, PAA, PGPBIO).


A programação contou ainda com trabalhos em grupos, discursão sobre estratégias de defesa do território com a realização de titulação de terras tradicionais, aprovação e implementação da Lei Babaçu Livre, leitura do capítulo relacionado a eleições do regimento interno do Miqcb, escolhas das delegadas do Movimento e eleição da coordenação Regional Tocantins para os próximos quatro anos.


A coordenadora executiva do Miqcb da Regional do Tocantins, Emília Alves explicou que o Encontrinho é realizado a cada quatro anos e é um espaço para dialogar com as quebradeiras temas que impactam a vida das mulheres, além de ser um espaço para eleger a coordenação regional do MIQCB.



“Tenho muito orgulho das minhas origens, de ser quebradeira de coco babaçu porque criei meus filhos quebrando coco. Então, é com muita alegria que recebo minhas companheiras aqui na minha comunidade para debater temas que são muito importantes para nossa vida e para nosso trabalho com o babaçu. Só tenho a agradecer por esse lindo evento”, destacou Emília.


Foram reeleitas dona Ednalva Ribeiro, do município de Axixá, para coordenação executiva e dona Francisca Pereira, do município de Buriti para coordenadora. As quebradeiras Maria Silvania, do município de São Miguel e Maria Conceição Barbosa, município de Sítio Novo, foram eleitas. A nova coordenação dará início em julho de 2023.



Um dos destaques do evento foi a competição de quebra do coco babaçu. Ganharam as competições as companheiras quebradeiras: Antônia da Conceição (Carrasco Bonito), Maria do Socorro (Pequizeiro/Axixá), Maria Isis (Praia Norte) Maria Alves da Silva (Sampaio), Francisca Silva (Carrasco Bonito), Maria Madalena (Axixá), Luceli (Sítio Novo).



Durante o evento, a Associação Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio-ASMUBIP realizou assembleia anual com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas na gestão 2018 a 2022 da associação. Houve ainda a eleição e posse da nova diretoria da ASMUBIP.



A coordenadora geral do Miqcb, Maria Alaídes participou do Encontrinho e destacou a importância do evento para as quebradeiras. “Estamos aqui no Tocantins realizando nosso encontrinho. São mulheres protagonizando temas como quebrar as barreiras, romper as cascas, que simbolicamente traz uma reflexão de resistir, colocar em prática nossos eixos de trabalho como terra, território, produção, agroecologia. A festa está bonita, estamos felizes por esse encontro e reencontro das nossas atividades dentro do Miqcb”, frisou Maria Alaídes.



Participaram do evento a coordenadora geral do MIQCB, Maria Alves, as coordenadoras da Regional Tocantins, Emília Alves, Ednalva Ribeiro, Helena Amorim e Francisca Pereira. Participaram ainda do evento as coordenadoras da Regional do Pará, Cledeneuza Maria Bezerra e Roselice Rodrigues, a assessora do MIQCB, Sandra Regina


Programação dos próximos Encontrinhos:


Regional Imperatriz – município de Amarante – 10 e 11/12 (sábado e domingo)

Regional Baixada Maranhense: 15 e 16/12 (quinta e sexta-feira)

Regional Mearim/Cocais- município de Codó: 17 e 18/12 (sábado e domingo)

Regional Piauí: 19 e 20/12 (segunda e terça-feira).






110 visualizações0 comentário
bottom of page