top of page

Miqcb participa de Encontro de Mulheres Indígenas, Afros e Camponesas pela Amazônia, na Colômbia


Entre os dias 15 a 17 de agosto, a coordenadora geral do Miqcb, Maria Alaídes participou do Encontro de Mulheres Indígenas, Afros e Camponesas pela Amazônia, realizado na Colômbia, onde participaram cerca de 30 mulheres da Amazônia da Colômbia, Brasil, Bolívia e Peru e equipes nacionais de Oxfam. O intercâmbio faz parte do projeto das Nices e Dijé: mulheres negras em defesa da floresta e da vida e conta com o apoio da Oxfam Brasil.


O bioma amazônico abrange o território de oito países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e vem diariamente sofrendo incontáveis agressões ambientais, desmatamentos e desenfreadas explorações de seus recursos naturais. Nesse sentido, o Encontro teve como objetivo trocar conhecimentos e experiências entre organizações de mulheres sobre suas estratégias e propostas para a proteção da Amazônia e dos direitos das mulheres defensoras da terra, dos territórios e da natureza, além de articular uma agenda comum como organizações de mulheres, para defender a proteção da Amazônia e garantir os direitos das mulheres defensoras da terra, dos territórios e do meio ambiente e das mulheres amazônicas em geral.

Durante os três dias de evento as mulheres trocaram experiências de lutas e vivência na Amazônia e realizaram a visita em uma produção na metodologia mandala (é uma forma de produção de alimentos, onde o plantio é feito de forma circular).



18 visualizações0 comentário
bottom of page