top of page

Semana de Luta da Teia dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão


Teve início nesta segunda-feira, 27, e vai até 03 de março, a Semana de Luta da Teia dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão. Com o tema: Pelo direito de viver em nossos territórios, as ações estão sendo realizadas na capital São Luís-MA e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do poder público sobre pautas em comum relacionadas aos direitos dos povos e comunidades tradicionais, como o direito ao território, à saúde e à educação.


Quebradeiras de coco babaçu das Regionais Baixada, Mearim/Cocais e da Regional Imperatriz do MIQCB estão participando das atividades, que iniciou na Terra Indígena (TI) Kaúra, dos povos Tremembé, no município de Raposa-MA. À tarde, a comitiva dialogará com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Durante a semana a comitiva realizará discussões com os setores públicos voltadas à saúde e à educação, denúncias de invasões aos territórios e das diversas violências sofridas pelos povos e comunidades tradicionais do Maranhão, entre outras ações.


Teia dos povos



A Teia dos Povos e Comunidades do Maranhão é uma articulação formada por indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco, pescadores, sertanejos, camponeses, geraizeiros e instituições aliadas como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Maranhão, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento Quilombola do Maranhão (Moquibom), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (Miqcb), Conselho Pastoral de Pescadores (CPP), entre outros.



As ações da Teia têm como principais bases/esteios a luta pela soberania alimentar, defesa e proteção dos territórios, educação, relação de gênero, saúde, produção, economia, bom governo, comunicação, sustentadas pela ancestralidade, memória comum, cuidado, autonomia, história, espiritualidade.



30 visualizações0 comentário
bottom of page